Samara Graciolli 1
Atletas do São Lourenço em sessão de Pilates

A modalidade criada por Joseph Pilates vem ganhando vários adeptos, inclusive atletas de alto rendimento, como jogadores de futsal. E o motivo são os inúmeros benefícios que o método pode proporcionar para os esportistas. E o futsal, como sendo uma das atividades esportivas que mais exige do atleta, fisicamente falando, requer um preparo físico especial.

Mas o futsal e demais esportes envolvem muito mais do que isso. É força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, respiração e uma série de outras coisas. “O método pilates estimula o corpo para conquistar uma melhor forma física, potencializando suas capacidades e habilidades. Sendo assim, trabalhamos na prevenção e recuperação de lesões, corrigindo desequilíbrios e, principalmente exercícios para mobilidade articular, com ganho de flexibilidade”, explica a instrutora de Pilates que trabalha com os atletas do Futsal São Lourenço, Micheli Pozzan.

Joel Garcias, preparador de goleiros da equipe, confirma a informação, ressaltando ainda que desde que iniciaram os trabalhos comas aulas de Pilates, em 2020, os goleiros da equipe de São Lourenço do Oeste não sofreram mais lesões graves. “O Pilates permite ao atleta o ganho de flexibilidade, a melhora do conhecimento de suas capacidades de movimento corporal e, além disso, permite que o processo de recuperação muscular e articular, depois de cada carga de treinamento ou partida, seja alcançado com maior eficiência, deixando o corpo mais saudável, disponível e com melhor rendimento em menor tempo”, diz.