Para se ter uma ideia da importância de um sistema defensivo em uma modalidade com tantos gols durante 40 minutos, basta ver a média de gols dos melhores ataques da LNF mrJack.bet 2023. Na primeira fase, o Magnus encerrou os 23 jogos com 4,6 de média por partida. O dado sugere que o trabalho defensivo de Umuarama e Praia Clube, duas das melhores defesas da competição, foi fundamental para a classificação de ambos.

O time paranaense encerrou a fase classificatória arrancando a última vaga em disputa. Conseguiu avançar para os Playoffs com a quinta melhor defesa do campeonato com 49 gols sofridos, mesmo número que o São José, quarto colocado.

Diego Ianesko
Melão, goleiro do Umuarama

“Mérito de toda a equipe. A nossa equipe tem muita eficiência no quesito desarme e quase sempre com a defesa bem postada, cada setor sabe a sua importância de ajudar na marcação e isso contribuiu para o atual desempenho”, destaca o goleiro Melão.

Em Uberlândia, o pensamento é parecido. O Praia Clube tem a atual terceira melhor defesa com 46 gols sofridos, perdendo para o Magnus com 45 e o Joinville, líder no quesito com apenas 37.

“Primeiro eu acredito que tudo é o trabalho e cooperação. O trabalho diário com professor Josemar, nosso preparador de goleiro, e segundo parte do trabalho coletivo, sistema defensivo. Tanto eu como o Gustavo, quando vem jogando, vem dando um bom respaldo para a equipe. Nós do departamento de goleiros sempre trabalhamos forte tentando colocar a equipe no ponto mais alto da tabela. Temos uma boa parcela disso tudo, mas também o trabalho coletivo nos ajuda muito,” avalia o experiente Wolverine.

Bruno Cunha
Gian Wolverine, goleiro do Praia CLube

No mata-mata, não sofrer gols pode ser ainda um fator mais decisivo. Os erros tendem a ser minimizados dado o caráter eliminatório dos jogos. Os mineiros terão pela frente a ACBF. O primeiro jogo no dia 14, em casa, e a decisão no dia 21, em Carlos Barbosa. Ambos com cobertura da LNFTV.

“Sabemos que temos uma grande equipe adversária, das dificuldades que vamos enfrentar e estamos nos preparando para isso. Sabendo disso tudo, nós queremos fazer mais história do que já fizemos, queremos ir o mais longe que pudermos. Estamos buscando fazer história dentro do futsal praiano. Queremos sempre mais”, garante Wolverine.

O Umuarama disputa a vaga com outro gaúcho, o Atlântico. O primeiro jogo será no Paraná no dia 15, e o da volta, dia 23, em Erechim, também com transmissões ao vivo da LNFTV. “Agora os Playoffs é outro campeonato. Vamos enfrentar a equipe que teve a melhor campanha na primeira fase. Acredito que vão ser dois jogos bem equilibrados onde teremos que entrar focados. Vamos estudar o adversário de todas as formas para estarmos preparados para qualquer situação”, encerra Melão.