FIFA
Costa Rica tem uma das melhores seleções do continente

Datas: 11 a 21 de abril
Local: Complexo Esportivo Alexis Arguello, Manágua, Nicarágua
Uzbequistão 2024 ingressos: 4

Grupo A: Costa Rica, México, Suriname, Haiti
Grupo B: Panamá, Cuba, Canadá, Nicarágua
Grupo C: Guatemala, EUA, Trinidad e Tobago, República Dominicana

Como funciona

Os vencedores e segundos classificados nos três grupos, bem como os dois melhores terceiros classificados, passarão as quartas-de-final. As quatro seleções que chegarem às semifinais se classificarão para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™.

Fifa
Costa Rica tem quatro títulos no continente

Principais concorrentes

A tetracampeã Costa Rica mais uma vez é a favorita à conquista do título, que seria a quarta consecutiva, mas enfrentará duros desafios ao longo do caminho, como os vice-campeões dos EUA em 2021, a ex-campeã Guatemala e uma seleção do Panamá. em ascensão. Depois de perder a Lituânia em 2021, Cuba e México estarão ansiosos para voltar à Copa do Mundo, enquanto República Dominicana, Haiti, Nicarágua, Suriname e Trinidad e Tobago se esforçarão para se classificar pela primeira vez.

Grupo A

A Costa Rica é o time mais condecorado da história do Campeonato Concacaf de Futsal, como vencedor das últimas três edições e cinco no geral. De volta ao time dos Ticos estão o dinâmico atacante Milinton Tijerino e o goleiro Cesar Vargas. Tijerino embolsou o prêmio de Melhor Jogador da competição em 2021, enquanto Vargas recebeu o prêmio de Melhor Goleiro e sofreu apenas cinco gols. A seleção centro-americana conta com sete jogadores que atuam na Europa, então qualquer coisa menos do que o primeiro lugar no grupo e uma vaga na final seria uma decepção.

O México tem apenas uma Copa do Mundo disputada (2012) e busca se recuperar do desempenho frustrante de três anos atrás, quando não conseguiu somar nenhum ponto. Uma dessas derrotas foi contra um time do Suriname que chegou à fase de mata-mata pela primeira vez.

Mohamed Goelaman, do clube holandês Groene Ster Vlissingen, é o único jogador europeu no elenco do Suriname. Enquanto isso, o Haiti participa de sua quarta final continental e tentará conquistar o primeiro resultado com uma seleção baseada no Haiti ou no Canadá.

“Acho que é um grupo físico. Tanto o Haiti quanto o Suriname têm jogadores de bom porte, altos em comparação aos jogadores da Costa Rica. A maioria de nós é menor. São coisas que temos que considerar e sabemos que o México é um time muito veloz, rápido, com semelhanças com o nosso estilo de jogo.” Milinton Tijerino, extremo da Costa Rica

Grupo B

O Panamá se tornou um dos melhores times de futsal da região da Concacaf nos últimos anos, com os Canaleros almejando a quarta final mundial consecutiva. Certamente não será fácil em um grupo com Cuba e Canadá, ex-participantes da Copa do Mundo, além da Nicarágua, nação anfitriã.

Fifa
Panamá corre por fora

Desta vez, para o Panamá, não haverá Carlos Perez, o que significa que alguém terá que arcar com o fardo dos gols depois que Perez marcou oito gols na edição de 2021 para terminar como artilheiro. Alfonso Maquensi, que marcou contra o Brasil na Copa do Mundo há três anos, pode ser o homem certo para isso.

Cuba, quatro vezes vice-campeã e cinco vezes participante da Copa do Mundo, ficou de fora da Lituânia 2021, mas está de volta com outra equipe qualificada, liderada por Diego Ramirez, do espanhol Ribarroja FC.

O Canadá é outro time que deveria estar no mix da Copa do Mundo. Sua única aparição no grande baile aconteceu na edição inaugural, em 1989, mas eles quase perderam três anos atrás, quando foram derrotados pelo Panamá na disputa de pênaltis nas quartas-de-final.

A Nicarágua nunca se classificou para uma Copa do Mundo, mas certamente fez barulho no Campeonato Concacaf de Futsal de 2021 ao derrotar Cuba por 4 a 1. Um dos artilheiros daquele dia, Lester Kripp, atuará pelos Pinoleros , que contarão com o apoio de uma torcida local barulhenta.

“Todas as equipes do nosso grupo são difíceis. Mas também sabemos que crescemos e melhoramos muito e sabemos que vamos garantir a nossa vaga para a Copa do Mundo.” Oscar Hinks, defensor do Panamá.

Grupo C

Os EUA são a manchete do Grupo C, já que os bicampeões (1996, 2004) tentarão garantir uma vaga na Copa do Mundo pela sétima vez, depois de terminarem como vice-campeões no torneio de 2021. Luciano Gonzalez é um dos seis jogadores que atuaram na Lituânia 2021 e está de volta ao time. Gonzalez também é um dos dois jogadores dos EUA que jogam na Itália, com Gonzalez fazendo parte da equipe do APD Sammichele 1992 de Bari, enquanto Nicholas Lopez está no Ciampino Futsal em Roma.

Fifa
Equipe americana também tem representatividade

Outro peso pesado do futsal da Concacaf, a Guatemala, junta-se aos EUA no grupo. Los Chapines foram campeões em 2008 e têm quatro participações consecutivas em Copas do Mundo, e cinco no total, em seu nome. Guatemala e EUA travaram uma semifinal épica em 2021, na qual os EUA progrediram por pouco através de uma vitória nos pênaltis. Sete membros da seleção guatemalteca vêm do clube nacional Glucosoral FSC, incluindo o perigoso Alan Aguilar, que marcou dois gols na Lituânia 2021.

Trinidad e Tobago e República Dominicana buscarão sua primeira participação na fase eliminatória. Trinidad e Tobago tem experiência europeia em seu elenco com Adrian Welch, do clube alemão SV Berolina Stralau, enquanto Che Benny e Jameel Neptune, que combinaram todos os cinco gols do time na final continental de 2021, estão de volta ao Soca Warriors.

Este é apenas o segundo torneio da República Dominicana, que conta com nove jogadores baseados na Europa. O destaque é Marco Gomez, do CFS La Union da Espanha. Gomez marcou quatro gols para levar o time caribenho às quartas de final em 2021.

“Existem dois objetivos principais para nós na Nicarágua. A primeira é garantir a classificação para a Copa do Mundo de Futsal neste outono, e a segunda é chegar à final e vencer o Campeonato da Concacaf pela primeira vez em 20 anos.” Hewerton Moreira, técnico dos EUA.

Fifa
Vale vaga na Copa do Mundo

Participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA

EUA (6)
Costa Rica (5)
Cuba (5)
Guatemala (5)
Panamá (3)
Canadá (1)
México (1)