O Sporting CP apurou-se e, no processo, tornou-se no clube com mais golos nas competições de futsal da UEFA e igualou o recorde de vitórias

O detentor do troféu Palma e os antigos campeões Barça, Benfica, Kairat e Sporting CP figuram entre as 16 equipas que atingiram a ronda de elite. O Mallorca Palma Futsal, detentor da UEFA Futsal Champions League, está entre as 16 equipas classificadas para a ronda de elite a partir da ronda principal.

Outros classificados incluem os antigos vencedores Barça, Benfica, Kairat Almaty e Sporting CP, juntamente com os estreantes Etoile Lavalloise, Hit Kyiv, Lubawa e Prishtina 01, bem como outro clube que atinge a sua primeira ronda de elite no Riga Futsal Club, apresentando o melhor jogador de todos os tempos da competição. artilheiro Ricardinho.

Como funcionou a Ronda principal

Os 23 clubes que entraram nesta fase, incluindo o Palma e os antigos campeões Barça, Benfica, Kairat Almaty e Sporting CP, juntaram-se aos nove que passaram pela fase preliminar de Agosto .

A rodada principal foi dividida em dois caminhos. Palma, os próximos 11 clubes mais bem classificados e outras equipas classificadas entre o 16º e o 19º lugar competiram no Caminho A, a partir do qual progrediram as três equipas líderes de cada grupo. Os restantes candidatos ficaram no Caminho B, passando apenas os vencedores dos grupos.

A fase principal leva à Ronda de Elite, de 28 de Novembro a 3 de Dezembro. Os quatro vencedores dos grupos da Ronda de Elite avançam para a fase final, nos dias 2/3 e 4/5 de Maio, com os anfitriões a serem confirmados.

Principais grupos da Ronda

Grupo 1

Apuramento para a Ronda de Elite: Sporting Clube de Portugal (POR), Hit Kyiv (UKR), Olmissum (CRO)*

Também no grupo: Ayat (KAZ)

O Sporting empatou no jogo inaugural, com o estreante Hit a empatar 2-2 no final, mas o vice-campeão da época passada derrotou o Ayat por 6-1 e garantiu o seu lugar na Ronda de Elite. Com a vitória do Olmissum sobre o Ayat por 3-2, o resultado também confirmou o apuramento dos anfitriões croatas, e a derrota por 4-1 para o Hit significou que a equipa ucraniana assumiu o lugar restante, faltando ainda os jogos de sábado. O Sporting derrotou então o Olmissum por 6-2 para liderar o grupo (o que significa que igualou o recorde do Inter FS de 68 vitórias nas competições de clubes de futsal da UEFA e ficou dois acima do antigo recorde do Inter de 410 golos), com Hit em segundo, depois de empatar 2-2 com o Ayat. Nuno Dias, do Sporting, também se tornou o primeiro treinador a registar 50 vitórias em competições com um único clube (Jesús Velasco tem 60 vitórias, mas com várias equipas).

Grupo 2

Apuramento para a Ronda de Elite: Barça (ESP), Sporting Anderlecht Futsal (BEL), Loznica-Grad 2018 (SRB)*

Também no grupo: Luxol St.

O Barça deu sequência à vitória inicial por 6 a 0 sobre o Luxol St. Andrews, derrotando por 2 a 1 o time que o levou à fase final no ano passado, o Anderlecht, garantindo o apuramento. O Loznica-Grad também chegou à ronda de elite a um jogo do fim, depois de uma vitória por 3-1 sobre o Luxol, após a derrota por 2-1 para o Anderlecht, que também derrotou os adversários malteses por 5-1 no sábado e apurou-se. O Barça derrotou o Loznica-Grad por 2-0 e conquistou o primeiro lugar, com o treinador Jesús Velasco a tornar-se no primeiro a dirigir 75 jogos nesta competição

Grupo 3

Avançado para a Ronda de Elite: Mallorca Palma Futsal (ESP, detentor do título)*, Kairat Almaty (KAZ), Haladás (HUN)

Também no grupo: Differdange 03 (LUX)

Na estreia de quinta-feira, o Palma começou a defesa do título recuperando de um golo sofrido cedo ao Haladás e vencendo por 3-1, enquanto o bicampeão Kairat derrotou o Differdange por 4-2. Na sexta-feira, o Haladás empatou a um segundo do fim para empatar 2-2 com o Kairat, mas a equipa cazaque garantiu o apuramento depois de o Palma ter derrotado o Differdange por 9-4, garantindo também o seu lugar na Ronda de Elite. O Differdange precisava vencer o Haladás no domingo para levá-los à última vaga restante da rodada de elite e liderou através de Rafael Bocum, mas Arnon Santos Cassemiro respondeu e empatou 1-1. O Palma conquistou o primeiro lugar ao vencer por 4-3 o Kairat, que fez história ao se tornar o primeiro clube a disputar 100 partidas nesta competição.

Grupo 4

Avançado para a Ronda de Elite: Benfica (POR), Etoile Lavalloise (FRA), Dobovec (SVN)*

Também no grupo: United Galati (ROU)

O Benfica precisou de uma recuperação tardia de dois golos para segurar o estreante Etoile Lavalloise na estreia, mas encontrou a melhor forma na quinta-feira, ao derrotar o United Galati por 12-0, superando até a vitória por 8-1 sobre o mesmo adversário nesta fase da temporada passada. Etoile Lavalloise derrotou Dobovec por 4-0 e juntou-se ao Benfica com quatro pontos, e a equipa francesa estreou-se na Ronda de Elite graças a uma vitória por 10-4 sobre o United Galati. O Benfica liderou o grupo no saldo de gols ao vencer por 8-1 o Dobovec, que ficou em terceiro, à frente do United Galati, pelo mesmo método. O Benfica tem agora 409 golos europeus, apenas três atrás do novo recordista Sporting.

Grupo 5

Apuramento para a Ronda de Elite: Lubawa (POL)

Também no grupo: Futsal Dinamo (CRO)*, Titograd (MNE), Örebro (SWE)

À entrada para o último dia de ação, Titograd e Lubawa estavam um ponto à frente do estreante Dínamo. Lubawa derrotou o já eliminado Örebro por 10-2, deixando o Titograd a precisar de uma grande vitória sobre o Dínamo para superar a equipa polaca no saldo de golos. Em vez disso, o Dínamo, cujas esperanças acabaram devido ao resultado anterior, venceu por 3-0 para deliciar a terceira grande multidão consecutiva que apoiou os anfitriões em Zagreb e ficou em segundo lugar, atrás de Lubawa.

Grupo 6

Apuramento para a Ronda de Elite: Riga Futsal Club (LVA)

Também no grupo: Futsal Gentofte (DEN), Radnik Bijeljina (BIH), Plzeň (CZE)*

O Riga apurou-se a um jogo do fim, depois de derrotar o Gentofte por 9-1 e o Plzeň por 7-1. A equipa letã terminou com uma vitória por 9-4 sobre o Radnik e vai agora disputar a Ronda de Elite pela primeira vez, inclusive durante a sua anterior passagem como Petro-w. Ricardinho, que na fase preliminar se tornou o maior artilheiro de todos os tempos da competição ao ultrapassar os 54 gols de André Vanderlei, agora está com 59 (em 70 jogos, o segundo maior total de todos os tempos) depois de marcar duas vezes contra o Gentofte e uma vez contra Plzeň e Radnik, para quem Mirko Marinković também se inscreveu para passar para o 14º lugar na liderança da competição nesta temporada. O Riga marcou 58 golos em seis jogos esta temporada, o maior número desde que o FC Dynamo marcou 66 em 2004/05.

Grupo 7

Apuramento para a Ronda de Elite: Prishtina 01 (KOS)

Também no grupo:  Kauno Žalgiris (LTU)*, Kampuksen Dynamo (FIN), AEL Limassol (CYP)

Kauno e Prishtina venceram o jogo inaugural e empataram 0-0 quando se defrontaram na quinta-feira (apenas o oitavo empate sem golos da competição em mais de 2.100 jogos), com os anfitriões lituanos na frente devido à diferença de golos. O Kampuksen Dynamo, derrotado por 6-0 pelo Prishtina na primeira jornada, manteve-se na disputa após uma vitória por 7-2 que acabou com as esperanças de apuramento da AEL. No entanto, a derrota do Prishtina sobre o AEL, por 8-2, revelou-se suficiente, já que o Kauno empatou 1-1 com o Kampuksen Dynamo.

Grupo 8

Apuramento para a Ronda de Elite: Città di Eboli (ITA)*

Também no grupo: Stalitsa Minsk (BLR), Lučenec (SVK), Doukas (GRE)

Stalitsa e Città di Eboli se enfrentaram na decisão de sábado, depois de derrotarem Doukas e Lučenec. Os anfitriões italianos perdiam devido à diferença de golos, por isso precisavam de uma vitória e superaram por 2-0 graças aos golos de Dario Marinović e Venâncio na segunda parte, com o Stalitsa a ficar reduzido por duas vezes a quatro jogadores.

Calendário

Sorteio da Rodada de Elite: 2 de novembro

Rodada de Elite: 28 de novembro a 3 de dezembro

Sorteio das finais:

Finais a confirmar: 2 ou 3 e 4 ou 5 de maio