Em muitos esportes, chegar aos 40 anos é sinônimo de fim de carreira. Mas no futsal não é bem assim. E na atual edição da LNF, são vários os casos de jogadores que estão perto ou já passaram dos 40 brilhando e se destacando na competição.

A lista de jogadores com essa idade atuando em alto nível no futsal é extensa. Nomes que fizeram história no passado, vários deles na seleção brasileira, seguem com grande desempenho mesmo após muitos anos de carreira.

Quase quarentões na briga pela artilharia

Entre os que mais se destacam, estão dois quase quarentões: Rodrigo, de 39, do Magnus, e Deives, de 38, do Corinthians. Dois ídolos e capitães de suas equipes.

Eles estão na briga pela artilharia da competição. Ambos têm 15 gols e estão na terceira posição entre os que mais marcaram.

Rafael Moraes
Rodrigo “Capita” comemora gol do Magnus contra o Joaçaba

Os números evidenciam o grande momento mesmo perto dos 40 anos. Rodrigo, se mantiver a média de gols feitos e o Magnus ir longe, pode ter o seu ano mais artilheiro na LNF. A marca atual já é a melhor desde 2019.

Deives segue o mesmo caminho e tem sua participação na LNF com mais gols desde 2016, quando foi artilheiro da competição, justamente ao lado de Rodrigo.

Mais velho da LNF nem pensa em parar

A Assoeva reúne um trio em seu elenco pra lá de experiente: o fixo Boni (43) e os alas Bruno Souza (40) e Valdin (44). Não faltam títulos e conquistas nas carreiras dos três.

Os 44 anos, inclusive, fazem de Valdin o jogador mais velho de toda a LNF. E ele nem pensa em parar de jogar.

Cristian Fritz
Assoeva x Umuarama

“Vou ser bem sincero: antes tinha planos de jogar até os 40. Mas daí você está se sentindo bem fisicamente e mentalmente, tem equipes correndo atrás de você. Então vamos pra cima. Agora só vou parar quando não tiver mais time pra jogar (risos)” disse ao UOL.

O jogador não esconde a satisfação por ser o mais antigo da competição e mesmo assim seguir em alto nível. Os números do trio também evidenciam o alto nível. Bruno Souza, com cinco gols, Boni, com seis, e Valdin, com sete, estão entre os cinco principais artilheiros da equipe.

Multicampeão “explica” quarentões em alta

Mais um dos jogadores da lista dos quase quarentões em alta é o fixo Leco, do Jaraguá, que tem 39. Ele é um dos maiores vencedores da história do futsal brasileiro, com cinco títulos de LNF e seis de Libertadores.

Capitão e um dos principais jogadores da equipe, Leco consegue encontrar motivos para o destaque dos atletas mais experientes no torneio.

“Tem acontecido isso e acho que é um conjunto de fatores. Passa por questões de preparação física e fisioterapia com maior.”

Fernando Ferreira
Leco em ação pelo Jaraguá