RFEF
Espanha tem clássico pela frente

Espanha e Itália voltam a cruzar-se esta quarta-feira seis anos depois. Duas equipes que tinham uma grande rivalidade no início deste século não se enfrentavam há muito tempo. Os duelos ocorridos nas Copas Europeias e Mundiais entre 2003 e 2005 ficam na história como uma grande rivalidade que marcou aqueles anos. Bratislava , em 2017, foi palco do último duelo, em que a Espanha venceu por 4 a 0 em amistoso.

Para os protagonistas que estarão na pista de Guadalajara , está muito longe. De salientar que, entre os espanhóis, apenas Adolfo já defrontou a equipe transalpina a nível sênior. Desta vez não se enfrentam em momentos tão importantes das competições, mas sim na fase de qualificação.

O duelo em Guadalajara coloca frente a frente as duas equipes que venceram no primeiro dia. A equipa de Albert Canillas venceu na República Checa (0-3) e os transalpinos venceram a Eslovénia (3-1), pelo que o vencedor de hoje adquirirá uma vantagem que poderá ser importante no grupo. Nesta terça-feira, na outra partida da fase de grupos, a Eslovênia venceu a República Tcheca por 2 a 1 .

Ao longo da história, Espanha e Itália defrontaram-se 35 vezes , com 22 vitórias espanholas, quatro empates e nove vitórias italianas, com 102 golos dos espanhóis e 69 dos transalpinos.