No final de semana inicia a LNF 2022. O mapa geográfico do futsal nacional concentra no interior do país a maioria das equipes disputantes ao título. Nesta edição, alguns personagens dos cinco estados com maior número de representantes, irão viver momentos de encontros e reencontros. E não somente com a torcida, que após os dois primeiros anos de pandemia terá acesso aos ginásios desde o começo da competição.

Cristian Frantz

Malafaia está de volta à Assoeva. Foto: Cristian Frantz

Da região do mate gaúcho, Venâncio Aires recebe um antigo conhecido. Fernando Malafaia retorna ao local onde trabalhou de 2013 a 2019, quando levou a Assoeva ao vice-campeonato da LNF, em 2017. Sob uma nova gestão dentro e fora da quadra, o clube passa por reestruturação. Fora dos Playoffs na temporada passada, houve trocas no elenco, que se destacam os experientes Boni e Valdin, espécie de esteio do vestiário.

“A expectativa é palmo a palmo, bem serena, com jovens atletas, com investimento muito aquém do que é a exigência de uma LNF. Mas temos um planejamento com início, meio e, a finalidade de colocar a Assoeva no patamar mais alto. E isso exige planejamento, e é o que estamos realizando”, pontua Malafaia.

Paulo Sauer

Xande comanda o Jaraguá, clube que atuou como jogador. Foto: Paulo Sauer

Assim como a Assoeva, o Jaraguá pretende também deixar para trás a eliminação na primeira fase em 2021. A missão é de um ídolo da torcida. Alexandre Melo, o Xande, com cerca de 40 títulos no currículo como jogador. Sob seu comando, o time tem os reforços do goleiro Tiago e dos alas Allan Sasse e Neto. Neste início de temporada, a equipe conquistou o título da Recopa SC.

“Temos em nossos pés a oportunidade de construir uma nova história. A ideia é aproveitar o momento de reconstrução, com outras pessoas, outros atletas e os nossos próprios objetivos. Acredito que vamos construir uma equipe competitiva para desde o início brigarmos para ficar entre os dezesseis. Esse é o primeiro momento. Não podemos ir para o passo três e quatro, antes de passar pelo um e dois”, que tempos depois espera voltar a sorrir como sorriu nos onze anos que atuou como atleta vestindo amarelo.

Mauricio Moreira

Lacerda volta ao Pato em busca de títulos. Foto: Mauricio Moreira

No vizinho Paraná, Pato Branco respira a expectativa desde a volta de Sérgio Lacerda. O técnico bicampeão pelo Pato, LNF 2018 e 2019, volta ao clube depois de passagens por Campo Mourão e Tubarão. São 13 caras novas no elenco, a destacar o experiente Sinoê. Uma campanha abaixo do esperado ano passado, sequer figurando entre os 16 melhores, despertou a busca por alguém que conhece o caminho das vitórias.

“A expectativa da torcida é que aquilo que foi feito volte a acontecer de novo, mas ela sabe que não conquistamos por acaso. Foi um somatório de fatores para chegar aonde chegamos. A minha, é de formar um grupo interessante com características de velocidade, com jogadores com entendimento e leitura de jogo. Jogadores que busquem espaço e outros mais rodados e que querem voltar ao cenário do futsal”, projeta Lacerda.

Praia Clube

Alemão comemora título estadual. Foto: Praia Clube

Na região café com leite, dois treinadores buscam maior projeção. No Praia Clube, em Minas Gerais, Alemão permanece no comando. Na preparação para a LNF, o time ficou em segundo lugar na Copa Uniube. No plantel existe a mistura de juventude e experiência. A maior contratação é o goleiro Gian Wolverine, que se incorporara a outras figuras carimbadas, casos do capitão Neto e do goleiro Gustavinho.

“Conseguimos permanecer com seis atletas, trazer outros jogadores experientes em jogar a LNF e outros mais jovens para apostar em uma mescla. Acredito que o elenco é competitivo. Expectativa é crescer aos poucos na competição. Ano passado chegamos entre os oito e agora é esperar a equipe engrenar e quem saber entrar entre os quatro melhores”, diz Alemão.

Pedro Paulo Diaz

Deividy tem o desafio de guiar o Corinthians nessa temporada. Foto: Pedro Paulo Diaz

Na capital paulista, um desafio grande se avizinha para Deividy Hadson. O treinador seguirá vestindo preto e branco, mas a troca do Ceará pelo Corinthians significa um passo significativo na carreira. Na bagagem, além da responsabilidade por dirigir um campeão da LNF, títulos com o ex-clube: estadual em 2011, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020, 2021; Liga Nordeste em 2017 e Copa do Ceará 2017 e 2021. No Parque São Jorge, ele poderá contar com o goleador, capitão e experiente Deives e, com novos nomes, como o goleiro Lucas Oliveira, ex-Magnus, um dos jogadores que se transferiram para o Timão.

“Venho para cá com a intenção de fazer história nesse clube, uma equipe tão grande e gloriosa como é conhecida. Acredito que trago para cá um estilo agressivo de jogar, um estilo alegre, que propõe o jogo e que ataca a todo momento em busca da vitória. O futsal exige isso, tem que ter muita coragem pra jogar, vontade e entrega para alcançarem o mesmo objetivo”, afirma o treinador.

Pelo terceiro ano consecutivo, a LNFTV transmitirá todas as partidas para o torcedor que adquirir o pacote de Pay-per-view, exceto um jogo exclusivo do SporTV a cada rodada. Na rodada de abertura será Tubarão e Corinthians no canal fechado. As semifinais e as finais da competição terão cobertura dos dois canais.

Tabela da 1ª Rodada

Santo André Intelli x Atlântico | 25.03 às 18h

Joinville x Blumenau | 25.03 às 20h

São José x Minas | 26.03 às 11h

ACBF x Taubaté | 26.03 às 13h15

Foz Cataratas x Assoeva | 26.03 às 17h15

Cascavel x Marreco | 26.03 às 19h

Campo Mourão x Pato | 27.03 às 11h

Marechal x Praia Clube | 27.03 às 13h15

Joaçaba x Jaraguá | 27.03 às 19h

Tubarão x Corinthians | 28.03 às 18h

Magnus x Umuarama | 28.03 às 20h