O ala-direita Emerson, maior artilheiro da história do Cresol/Marreco Futsal com mais de 80 gols, está mostrando fôlego de jovem jogador na pré-temporada da equipe de Francisco Beltrão. Prestes a completar 30 anos de idade, o jogador que veio do Keima Futsal, de Ponta Grossa, mas que já havia jogado no Cresol/Marreco em 2010, 2011 e 2014, mostrou ontem que está bem condicionado para a temporada 2016.

No teste Léger, aplicado ontem no fim da tarde pelo preparador físico Hernandes Freitas para todos os jogadores, Emerson foi o que chegou mais longe. Ele conseguiu 120 voltas de um circuito de 20 metros do ponto A ao ponto B em linha reta. Para “zerar” o teste, que aumenta a velocidade do atleta em 0,5km/h a cada minuto, é preciso chegar à volta 184.

“Até hoje, somente um jogador com quem trabalhei conseguiu zerar esse teste Léger com 21 circuitos. Foi o Pretinho (ex-Salto do Lontra), quando jogava no Cresol/Marreco em 2008”, comenta Hernandes, que ficou satisfeito com o desempenho dos atletas ontem. O único que não participou do teste foi o ala Canhoto, que foi liberado pela diretoria por alguns dias para uma viagem.

Como funciona?

São vários os tipos de testes aeróbicos utilizados pelos fisiologistas no meio do futsal ou futebol. Hernandes prefere trabalhar com o Léger, que é mais difícil de ser zerado, mas estabelece uma escala de evolução.

Para aplicar o treinamento, os jogadores são perfilados ao lado da quadra e disparam ao sinal sonoro de uma gravação em áudio. A cada minuto, aumenta a velocidade, ou seja, diminui o tempo entre o ponto A e o ponto B. Com isso, o atleta vai mostrando sua resistência. “A experiência também conta neste teste, pois tem que saber distribuir a energia no decorrer do tempo”, avalia o treinador de goleiros do Cresol/Marreco, Sérgio Barbosa.

Os atletas

No treino de apticão aeróbica Léger, os melhores atletas beltronenses no treino de ontem foram: Emerson (120 voltas), Jardel (114), Juliano Fortuna (113), Fabiano Gerlach (111), Neto Caraúbas (107), Rodriguinho (102), Jhow (101), Rangel (99), Beccon (97), Rafinha (94), Suelton (90), Fiuza (85), Magui (83), Nando (79), Banana (63) e Pábrio (57).

Nelsinho Bavier

O comandante do Cresol/Marreco Futsal, Nelsinho Bavier, disse que os trabalhos com bola devem começar na semana que vem. “Até agora a gente só fez avaliações e hoje pela manhã eles foram fazer um fortalecimento na academia. Ainda vai ter carga nos treinos nesta semana, mas na sequência a gente já começa a alternar com treinos com bola. Até porque já temos um amistoso em Planalto no dia 13 de fevereiro”, comenta Nelsinho, que está otimista para a temporada: “Estamos em um ano atípico, em que muitos atletas tiveram que sair do país para conseguir a pedida salarial e, por isso, o investimento entre as equipes ficou mais equilibrado. Mas mesmo assim estamos trabalhando com os pés no chão, pensando e dar um passo de cada vez”, afirma o técnico do Cresol/Marreco Futsal.

Notícia: Jornal de Beltrão
Imagem: Adolfo Pegorano