Barcelona
Ferrão tem 33 anos e já foi eleito o melhor jogador do mundo em três oportunidades.

Em recuperação por conta de uma lesão no tendão de Aquiles, o pivô Ferrão está perto de retornar às quadras. Afastado desde agosto, ele já corre em uma esteira de baixo impacto no departamento médico do Barcelona, clube onde está desde 2014.

Em Gramado com a seleção brasileira de futsal na preparação para a Copa América, o treinador Marquinhos Xavier espera que o atleta esteja apto para a convocação de abril. O técnico quer contar o pivô para o Mundial, que ocorre entre setembro e outubro deste ano, no Uzbequistão. Ferrão era figurinha carimbada das convocações brasileiras até se lesionar.

— Eu tive uma conversa com ele em dezembro. Ele me relatou uma evolução muito acima do que se esperava. Por precaução, a gente espera que em abril ele esteja apto para a próxima convocação. É um cuidado grande que temos porque é uma lesão no mesmo tendão aquilar em que ele sofreu a ruptura — explica Xavier.

Em 2019, Ferrão também sofreu uma lesão no tendão da panturrilha esquerda. Na ocasião, passou por cirurgia, como agora, e ficou seis meses parado. Mais tarde, entre setembro de 2022 e março de 2023, o pivô decidiu parar de jogar enquanto tratava lesão no tendão de Aquiles do tornozelo direito.

— É uma lesão séria, que precisa ser tratada com o máximo de cuidado. É um jogador importante para a seleção brasileira. Ele faz questão de nos alimentar com informações médicas, que deixam todo o staff da seleção mais tranquilo com relação ao retorno dele — acrescenta o treinador.

Marquinhos Xavier falou sobre Ferrão nesta segunda-feira (22) no hall do hotel onde está hospedado com a delegação que faz a pré-temporada à Copa América. A competição ocorre entre de 2 a 10 de fevereiro, no Paraguai, e vale quatro vagas para a Copa do Mundo de futsal.

Outros três jogadores do Barcelona foram convocados para a seleção e estão em Gramado: os alas Dyego Zuffo e Matheus e o pivô Pito, que, no ano passado, desbancou Ferrão ao ser eleito o melhor jogador do mundo no evento Gala Mundo do Futsal, em Foz do Iguaçu, no Paraná, considerada a maior festa de premiação da modalidade no mundo.