FPF
Goleiro prevê próximo jogo da seleção

A Seleção Nacional de Futsal cumpre, esta quarta-feira, uma dupla sessão de treinos no FFA Technical Center, tendo em vista o jogo frente à Arménia, a contar para a 3.ª jornada da Ronda de Elite de acesso ao Mundial’2024.

Portugal defronta a Arménia nesta sexta-feira, em Yerevan, no Karen Demirtchian Sport Complex, pelas 19h00 locais (16h00 em Portugal Continental), enquanto o reencontro será na Póvoa de Varzim, a 11 de outubro, pelas 21h00.

Antes do treino, Edu Sousa falou ao fpf.pt e revelou que a equipa está muito motivada para continuar este caminho vitorioso na Ronda de Elite: “O grupo está confiante, o ambiente que se vive aqui na Seleção Nacional é especial e muito bom. Sabemos que vamos ter dois encontros muito difíceis com a Arménia. Vamos encarar estes jogos com máxima seriedade para alcançarmos seis pontos e deixar a qualificação para o Mundial encaminhada. Todos os jogadores estão com o foco e o compromisso no máximo. Damos tudo o que temos pelo nosso país e é um orgulho para todos nós vir à Seleção Nacional e vencer com esta camisa”, começou por dizer.

Olhando para a Arménia, o goleiro de 27 anos, alerta para a capacidade do adversário e realça a importância do foco e do compromisso: “É uma equipa dura, tem jogadores de grande qualidade, jogam em grandes campeonatos como o russo e o espanhol. Apostam muito na subida do guarda-redes, o Luan Muller tem muita qualidade com os pés e fazem muito 5×4. Temos de estar 100% focados em todos os momentos do jogo. Acima de tudo, temos de olhar para nós, fazer o nosso jogo e confiar no nosso trabalho. Temos de ser Portugal e estou convicto de que vamos dar uma excelente resposta”, acrescentou.

Portugal lidera o Grupo E, com seis pontos, mais três que Finlândia e Geórgia. A Arménia segue com zero. O internacional português, que já soma 31 jogos de Quinas ao peito, afirma que esta Ronda de Elite só ficará definida no final: “A qualificação será decidida até ao último jogo, certamente. Temos um grupo muito difícil, as equipas são equilibradas do ponto de vista qualitativo. Houve grande evolução no futsal europeu. O nosso principal objetivo é fazer seis pontos nestes dois jogos com a Arménia para continuar a lutar pelo apuramento direto para o Mundial’2024”, reforçou.

A fechar, Edu – que se transferiu para o El Pozo Murcia nesta temporada – afirma que está a desfrutar de uma fase muito positiva na sua carreira: “Sinto-me muito bem. Estou a sentir muita confiança tanto no meu novo clube, como aqu na Seleção Nacional, onde tenho vindo a jogar mais. Estou numa fase muito boa da minha carreira e quero continuar a aproveitar”, concluiu.

Recorde-se que Portugal lidera o Grupo E, com seis pontos, mais três que Finlândia e Geórgia. A Arménia segue com zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.