Ele já havia virado apenas torcedor. Depois de uma curta carreira como jogador profissional, começando pelas categorias de base do Cascavel, o goleiro Fernando já tinha se aposentado das quadras para acompanhar os jogos da arquibancada.

Até que em outubro do ano passado, ele foi convidado para defender as cores da cidade nos Jogos Abertos. A atuação do goleiro teve grande repercussão e o camisa 1 foi convidado para participar dos treinos no início desta temporada, junto com o time profissional do Cascavel.

Foram 6 meses de muito suor para perder os quase 20 quilos que vieram junto com a aposentadoria. Com um trabalho individualizado com o preparador físico Raphael Roel e o preparador de goleiros Roberto Vieira, Fernando conseguiu alcançar a meta e foi, aos poucos, lapidando a parte técnica.

Nesta semana, chegou a vez de voltar a vestir a camisa 1 e entrar em quadra novamente. No jogo contra o Mariópolis, pela Série Ouro, Fernando foi titular pela primeira vez, depois de 5 anos.

“Eu via a torcida, a atmosfera na Neva, e estava ansioso demais pra voltar, pra sentir o calor do jogo. Tirei um peso maior do que os 20 quilos que eu perdi no começo da temporada”, disse.

A reestreia não poderia ter sido melhor. Demonstrando estar em forma, com os reflexos em dia, o goleiro fez defesas incríveis, mostrou agilidade e explosão, e salvou a Serpente Tricolor em muitos lances.

“Ele merece muito. É um cara que ficou muito tempo parado, estava com um peso bem acima para um atleta profissional, mas teve uma disciplina incrível e conseguiu estar apto para jogar em alta performance. E isso demonstra que o Cascavel está bem servido de goleiros”, avaliou o técnico Cassiano Klein.

O prêmio para o Fernando, depois de tantos meses de esforço, veio no apito final. O abraço na família e o nome gritado pela torcida foram a recompensa para um talento redescoberto.

“Foi incrível. Muitos amigos, muitos familiares vieram me apoiar. Estou muito feliz de ter começado essa partida e quero continuar ajudando o Cascavel, que é a minha casa”, afirmou o goleiro.