UEFA

Os anfitriões esperam que o retorno dos torcedores em Amsterdã os ajude. Foto: UEFA

Estão em aberto um máximo de quatro vagas para as quartas-de-final – e todas as oito equipes continuam pelo menos em disputa matemática – já que os Grupos A e B do UEFA Futsal EURO 2022 terminam na sexta-feira.

Prevemos a ação enquanto os competidores nas quartas-de-final de segunda-feira são definidos, com o vencedor de cada grupo enfrentando os segundos classificados no outro.

O Cazaquistão saiu de desvantagem três vezes para empatar na estreia contra a Eslovênia por 4 a 4 e depois perdeu duas vezes para a estreante Finlândia, antes de fugir com uma vitória por 6 a 2 que os deixou na liderança. Um empate será suficiente para o Cazaquistão, que alcançou as meias-finais nas duas finais anteriores do Futsal EURO, e pode até perder se a Eslovénia não vencer.

Destaques: Finlândia 2-6 Cazaquistão

A Itália empatou em 3 a 3 com a Finlândia e em 2 a 2 com a Eslovênia , saindo de desvantagem a cada vez e se esforçando no final para vencer. A vitória os levaria à classificação e evitaria uma segunda eliminação consecutiva no grupo, e também vingaria seu último jogo de mata-mata, uma derrota por 5 a 2 nas quartas de final para o Cazaquistão em 2016 . Albert Akbalikov, do Cazaquistão, e Eduardo Alano, da Itália, estão ambos suspensos.

Kaká, selecionador do Cazaquistão : “Espero uma Itália muito boa, que assume muitos riscos. Em ambos os jogos até agora, eles empataram e usaram o guarda-redes voador no final para [tentar] conquistar a vitória. claramente não estão satisfeitos com o empate, eles querem dar tudo de si para a vitória. É para isso que temos que nos preparar”.

Cainan de Matos, jogador da Itália: “Sabemos que vai ser difícil no último jogo contra o Cazaquistão, mas temos de tentar a vitória para nos apurarmos”.

Eslovênia x Finlândia

Os dois empates da Eslovénia deixaram-nos com a certeza de que uma vitória os levaria ao terceiro quarta-de-final em quatro edições. Mesmo um empate será suficiente se a Itália perder, enquanto a Eslovênia também pode progredir em gols marcados se os dois jogos terminarem empatados.

A Finlândia estava à vista da vitória no jogo inaugural contra a Itália antes de um empate tardio e ousou sonhar contra o Cazaquistão quando venceu por 2-1 merecidamente na segunda parte. Uma vitória manteria a campanha de estreia da Finlândia indo para as eliminatórias, a menos que o Cazaquistão perdesse, o que significaria que os finlandeses terminariam atrás do Cazaquistão no confronto direto.

Alen Fetić, jogador da Eslovénia : “A Finlândia é uma equipa fisicamente forte, mostrou isso no primeiro jogo. Merece estar no EURO, por isso será um jogo físico e difícil. Todos os seus jogadores são fortes”.

Panu Autio, capitão da Finlândia : “Nada está perdido e vamos lutar até ao fim para nos qualificarmos. Vimos do que a Eslovénia é capaz e com certeza vai ser um jogo difícil, mas vamos dar o nosso melhor”.

Ucrânia x Portugal

O campeão Portugal começou de forma estável e não espetacular, mas também foi o caso na Copa do Mundo de Futsal da FIFA do ano passado, onde terminou com o troféu. Depois de vencer a Sérvia por 4 a 2 e a Holanda por 4 a 1 , a única maneira de sair é se perder por seis gols ou mais e os anfitriões vencerem.

A Ucrânia perdeu por 3 x 2 para a Holanda no jogo de abertura, mas voltou com tudo no domingo ao derrotar a Sérvia por 6 x 1 . Outra vitória os levará à classificação, e um empate seria suficiente se os holandeses perderem. Mesmo que a Ucrânia seja derrotada, apura-se se a Holanda for derrotada por oito golos ou menos.

Mykhailo Zvarych, jogador ucraniano : “Penso que com a atitude, dedicação e espírito de luta [a Ucrânia mostrou contra a Sérvia], também venceremos [a Holanda]”.

André Coelho, jogador de Portugal : “Não podemos perder frente a uma equipa que está entre os dez primeiros da Europa. Encaramos cada jogo como uma final e isso voltará a acontecer com a Ucrânia”.

Holanda x Sérvia

Os anfitriões tiveram um bom desempenho em ambos os jogos até agora e quando os ingressos foram colocados à venda na quarta-feira para este jogo, eles esgotaram instantaneamente. Uma vitória é suficiente para a Holanda, a menos que a Ucrânia ganhe entre um e cinco gols. Um empate holandês significaria progresso, a menos que a Ucrânia vença, mas os anfitriões estarão fora se perderem.

A Sérvia, esgotada por lesões pré-torneio que os privaram de Slobodan Rajčević e Jovan Lazarević, não conseguiu mostrar o nível de desempenho que exibiu ao chegar aos oitavos-de-final do Mundial, onde levou Portugal ao prolongamento. Apenas uma vitória de nove gols e uma derrota da Ucrânia podem levar a Sérvia às quartas de final.

Max Tjaden, selecionador da Holanda : “Se conseguirmos repetir a motivação e o espírito do jogo contra a Ucrânia, tenho toda a confiança de que chegaremos aos quartos-de-final”.

Dejan Majes, selecionador da Sérvia : “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer a Holanda, pois penso que não merecemos terminar com zero pontos”.