Víctor Salgado
Pito foi eleito o melhor da Liga Espanhola na temporada 2022/2023, além de ter sido eleito o melhor do mundo no último ano.

A seleção brasileira masculina de futsal, que entra em quadra na Copa América, está recheada de craques com currículos repletos de títulos internacionais. Poucas vezes, como agora, a equipe reuniu na convocatória tantos jogadores que atuam na Europa. Dos 16 convocados, somente dois atletas atuam em times brasileiros.

Contudo, mesmo diante de tantos nomes reconhecidos dentro do futsal, um atleta em especial vai ser a atração dos jogos do Brasil: Jean Pierre Guisel Costa, o Pito. O pivô, de 32 anos, foi eleito no final do ano passado como o melhor jogador do mundo no evento Gala Mundo do Futsal. A premiação foi reconhecida pela Fifa, que, na semana passada, publicou uma entrevista com o catarinense no seu site oficial.

— Para mim, foi um prêmio muito especial. Foi um ano incrível. Tive várias participações em títulos, tanto pelo clube quanto pela seleção. Foi um ano muito feliz. Continuar trabalhando bastante para melhorar — comentou Pito em entrevista à GZH durante os treinamentos da seleção em Gramado, na preparação para a Copa América.

A última temporada consolidou a carreira de Pito como a cereja do bolo do poderoso time do Barcelona, atual tricampeão espanhol. O pivô recebeu o prêmio de melhor da posição e de MVP (melhor jogador) do campeonato nacional. Foram 29 gols marcados e seis assistências em 43 jogos na temporada 2022/2023. Já nos campeonatos em andamentos (2023/2024), o artilheiro mantém uma média de gols ainda maior: 23 em 26 jogos, com uma assistência.

Junto a outros brasileiros — alas Dyego, Matheus e Marcênio e o pivô Ferrão — Pito entrou para a história do Barcelona ao conquistar a Champions League de forma invicta em 2021/2022, na sua primeira temporada pelo clube. O pivô de 1m85cm marcou oito gols na competição, um deles na goleada da decisão contra o Sporting, de Portugal. 

Natural de Chapecó, Pito está na Espanha desde 2016 e passou pelo El Pozo e Inter Movistar antes de chegar no Barcelona. O último clube no Brasil foi a ACBF, de Carlos Barbosa. Pela seleção brasileira, no ano passado, foi campeão e artilheiro da Copa das Nações, torneio realizado em São Paulo, com quatro gols.

O treinador da seleção brasileira, Marquinhos Xavier, ressaltou que o Brasil tem vários jogadores de qualidade, mas não deixou de reconhecer a importância que Pito tem para o time.

— A gente tem vários potenciais técnicos. É claro que o Pito tem um certo destaque em função da plasticidade dos movimentos. Nós, brasileiros, gostamos disso. Jogadores que têm um pouco de magia. É um jogador importante para a seleção. Ele sabe dessa importância. É um grande profissional — elogiou o técnico.

Copa América

O Brasil estreia na Copa América contra a Bolívia, neste sábado  (3), às 11h45min, na Arena Oscar Harrison, em Luque, no Paraguai. Também estão no mesmo grupo as seleções da Argentina, Uruguai e Peru.

Os times se enfrentam em turno único. Os dois melhores colocados avançam às semifinais e conquistam vagas para a Copa do Mundo, que ocorre em setembro no Uzbequistão. No Grupo A da Copa América, estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile.