FPF
Cristiano Marques, goleiro do Anderlecht

A Seleção Nacional de Portugal iniciou esta segunda-feira a preparação para a Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato do Mundo 2024, com um treino em Porto Salvo. Cristiano Marques, goleiro do Anderlecht, é a grande novidade, em estreia absoluta em convocatórias na Seleção A.

Em declarações ao fpf.pt, Cristiano Marques assumiu ser “uma honra” poder representar a Seleção campeã mundial e bicampeã europeia: “É um privilégio e uma grande honra poder integrar esta família vencedora. Este grupo é uma família, todos se ajudam e todos têm muita qualidade”.

Há seis anos, o goleiro do Anderlecht jogou na Seleção de Sub-21, “em equipa que tinha Erick e Pauleta”. “Na Seleção B joguei com Pany e André Coelho”. “Há, acima de tudo, um sentimento de responsabilidade ao estar aqui”, insistiu.

Cristiano assistiu pela TV ao sucesso dos Sub-19: “Foi espetacular! Um sinal que estamos no bom caminho. As nossas seleções trabalham muito bem, desde a formação aos seniores e esse bom trabalho continua a dar frutos”

O Anderlecht tem sido “um bom desafio”. “É uma equipa de Champions, de longe a melhor equipa belga, mas a liga belga tem evoluído e há este ano outras equipas interessantes”.

De volta à Seleção, os duelos com Finlândia e Geórgia, para a Ronda de Elite de acesso ao Mundial, são “para vencer”. “Queremos somar seis pontos nessas duas partidas”

Portugal está inserido no Grupo E e irá defrontar Geórgia, Arménia e Finlândia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.

O encontro com a Finlândia será disputado a 16 de setembro, às 18h10 (hora local, mais uma em Portugal Continental), seguindo-se o encontro com a Geórgia, a 20 de setembro, em Viseu (21h30). A terceira e quarta jornada desta Ronda de Elite está agendada para 6 e 10 de outubro, respectivamente, com um duplo compromisso com a Armênia.

O Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, divulgou esta segunda-feira a lista de convocados para este duplo compromisso de apuramento.