Reprodução Instagram

Corinthians supera Peñarol na estreia da Libertadores. Foto: Reprodução Instagram

A equipe do Corinthians estreou com vitória neste domingo pela 19ª edição da Taça Libertadores da América de Futsal. O timão, que busca o título inédito da competição, superou o Peñarol em 1 a 0 . Em formato de bolha sanitária, o campeonato acontece justamente na casa do adversário, no Uruguai, na cidade de Florida, localizada na região metropolitana de Montevidéu.

O único gol da partida foi marcado por Tatinho logo no início, com menos de dois minutos de bola rolando. Numa bela jogada individual pela lateral direita, ele arriscou um chute de longa distância e encontrou o ângulo direito do goleiro Matias Fernandez, que pouco conseguiu fazer para evitar o gol.

Naturalmente, os uruguaios passaram a pressionar o time brasileiro em busca do empate. Por outro lado, o Corinthians conseguiu criar boas oportunidades no contra-ataque e com Rabisco e Deives, ainda no primeiro tempo, perdeu outras duas boas chances de ampliar.

No segundo tempo, o jogo permaneceu bastante equilibrado, com muito contato físico e poucas jogadas individuais. Na pressão, o Peñarol recorreu ao goleiro linha e faltando menos de 10 segundos esteve muito próximo do empate. Numa belíssima defesa em dois tempos, no entanto, o goleiro Careca conseguiu frear o time uruguaio e garantir a vitória.

Com o resultado, o Corinthians divide com o Delta Te Quiero a liderança do Grupo B. Também na estreia, a equipe venezuelana superou o Proyecto Latín, da Bolívia, em 4 a 1. O próximo confronto da equipe paulista acontece justamente contra os bolivianos, já nesta segunda-feira.

Também neste domingo, a outra equipe brasileira que disputa a competição, a ACBF venceu o Universitario, do Peru. O placar, no entanto, foi mais “elástico”. Com gols de Pedro Rei, Fernando e Keko, o atual tricampeão da Libertadores venceu por 3 a 1. Lembrando que a equipe de Carlos Barbosa, além de defender o título do torneio, é a maior vencedora da história da Taça.

Nesta segunda-feira, a ACBF volta à quadra para enfrentar o San Lorenzo. A equipe argentina, que divide com os gaúchos a liderança do Grupo A, também venceu neste domingo. Os argentinos superaram mais cedo o Sportivo Bocca, do Equador, por 5 a 2.

Reprodução Instagram

Tatinho comemora gol contra Peñarol. Foto: Reprodução Instagram

A Taça Libertadores de Futsal

Criada em 2000, a Taça Libertadores da América de Futsal só não foi realizada em três oportunidades desde então: 2010, 2012 e 2020. No último ano, o torneio não aconteceu em função da pandemia do novo coronavírus, o que fez com que Corinthians, campeão da Supercopa do Brasil 2020, e Sorocaba, campeão da Supercopa do Brasil 2021, disputassem um jogo extra valendo a vaga brasileira na competição deste ano.

Vencedor em 2017, 2018 e 2019, a ACBF vai tentar o quarto título consecutivo. A ACBF, inclusive, é a maior vencedora da competição com seis troféus, mesmo número de conquistas do Jaraguá.

Yuri Gomes

Corinthians venceu o Magnus e ficou com a vaga brasileira. Foto: Yuri Gomes

Em 18 edições da Taça Libertadores da América de Futsal, apenas uma vez o título não ficou com uma equipe brasileira. O feito aconteceu em 2016, quando o Cerro Porteño ergueu o caneco ao bater o Jaraguá na final.

Além de ACBF e Jaraguá, os outros times do Brasil que levaram a Libertadores foram: Internacional (2000), Banespa (2001), Orlândia (2013), Atlântico (2014) e Sorocaba (2015).

De 2002 a 2015, a Libertadores era dividida em dois torneios, o Zonal Norte e o Zonal Sul, com separações em função das distâncias geográficas. Após o fim de ambas as disputas, os vencedores disputavam uma final para definir o campeão continental.

A tabela da Libertadores 2021

Grupo A: ACBF (Brasil), Universitário (Peru), San Lorenzo (Argentina) e Sportivo Bocca (Equador)

Grupo B: Corinthians (Brasil), Peñarol (Uruguai), Delta Te Quiero (Venezuela) e Projecto Latín (Bolívia)

Grupo C: Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Platanera (Colômbia), Universidade de Chile (Chile) e Nacional (Uruguai)

1ª rodada – domingo (16/05)

12h – San Lorenzo 5 x 2 Sportivo Bocca

14h – ACBF 3 x 1 Universitário

15h – Delta Te Quiero 4 x 1 Projecto Latín

18h – Peñarol 0 x 1 Corinthians

20h – Cerro Porteño x Alianza Platanera

22h – Universidade de Chile x Nacional

2ª rodada – segunda-feira (17/05)

10h – Universitário x Sportivo Bocca

12h – ACBF x San Lorenzo

14h – Corinthians x Projecto Latín

16h – Peñarol x Delta Te Quiero

18h – Cerro Porteño x Universidade de Chile

20h – Alianza Platanera x Nacional

3ª rodada – terça-feira (18/05)

10h – Universitário x Sportivo Bocca

12h – ACBF x San Lorenzo

14h – Corinthians x Delta Te Quiero

16h – Projecto Latín x Peñarol

18h – Nacional x Cerro Porteño

20h – Alianza Platanera x Universidade de Chile

Quartas de final – quarta-feira (19/05)

12h – 1° do grupo A x 2° melhor terceiro (jogo 19)

14h – 1° do grupo B x 1° melhor terceiro (jogo 20)

16h – 1° do grupo C x 2° do grupo A (jogo 21)

18h – 2° do grupo B x 2° do grupo C (jogo 22)

Semifinal – sexta-feira (21/05)

16h – vencedor jogo 19 x vencedor jogo 22

18h – vencedor jogo 20 x vencedor jogo 21

Finais – sábado (22/05)

18h – disputa do terceiro lugar

20h – final