LNFS

BeSoccer CD UMA Antequera posa com o título da SM El Rey Cup. Foto: LNFS

14 das 16 equipes da Primeira Divisão disputarão seus primeiros jogos da Copa del Rey esta semana, aguardando a inclusão, na próxima rodada, dos dois primeiros colocados da temporada passada, Mallorca Palma Futsal e Barça. Junto com eles, 11 equipes da Segunda e 3 classificadas da Segunda B participam nesta semana. No total, quatorze jogos serão disputados entre terça e quarta-feira da Quarta Rodada, todos em campo da equipe da categoria inferior. O CD BeSoccer UMA Antequera inicia a defesa do título que conquistou, surpreendentemente, na temporada passada, jogando na Segunda Divisão.

Com exceção do Mallorca Palma Futsal e do Barça, que se enfrentarão na liga na terça-feira (19:00, LaLigaSportsTV), todas as outras equipes da Primeira Divisão estão fazendo uma pausa para iniciar sua jornada na Copa SM El Rey, em busca de um bilhete para as oitavas de final da competição. O atual campeão, BeSoccer CD UMA Antequera, inicia o seu caminho para a defesa do título ao visitar o Atlético Benavente na terça-feira às 20h00. O surpreendente feito da equipa do Málaga na temporada passada mostra que esta é uma competição muito aberta em que, num jogo, tudo pode acontecer. Ao longo do caminho, eliminou Burela FS, Fútbol Emotion Zaragoza, Ribera Navarra FS e Industrias Santa Coloma, antes de levantar o título ao vencer o Viña Albali Valdepeñas em 15 de maio (3-2).

O Inter FS, vencedor da edição há duas temporadas, também jogará sua partida na terça-feira contra o CD El Ejido Futsal. Por sua vez, o Córdoba Patrimonio tem a oportunidade de continuar a melhorar no campeonato, apesar de permanecer nas posições de rebaixamento, na partida que abre as eliminatórias, às 19h, contra o Unión África Ceutí. Outras equipes com muito bom histórico no campeonato também estão na disputa Noia Portus Apostoli, que joga na quadra Sala 5 Martorell, enquanto Quesos El Hidalgo Manzanares visita uma equipe em posições de Play Off como Alzira FS. Cinco outros jogos completam o menu de terça-feira: Full Energía Zaragoza – Ribera Navarra FS, Rivas Futsal – Industrias Santa Coloma, Gran Canaria FS – Xota FS, FS Móstoles – Levante UD FS e Burela FS – Viña Albali Valdepeñas.

Além dos 14 clubes da categoria mais alta, 11 das 16 equipes da Segunda Divisão disputam esta eliminatória. Devido aos regulamentos, os dois filiados, Barça Atlètic e Real Betis Futsal B, não aparecem nesta competição, por outro lado, o CD Leganés foi eliminado na terceira eliminatória frente ao Móstoles FS, da Segunda Divisão B (2-1). O Rivas Futsal também surpreendeu, eliminando o CDE El Valle (4-3), e o Nueva Elda, afastando o Bisontes Castellón (4-1). Outras equipes da categoria prata chegaram a sofrer uma cobrança de pênaltis para passar, como a Sala 5 Martorell no gramado do Futsal Mataró (4-4), ou o CD El Ejido Futsal, contra o Atlético Mengíbar FS (1-1).

Entre todos os confrontos, destaca-se o que vai enfrentar na próxima quarta-feira, às 19h00, contra a Sala 10 Zaragoza e o ElPozo Murcia Costa Cálida. A equipe do presunto levantou este título nas edições 2016/2017 e 2017/2018, embora venha de quebrar a sua boa dinâmica no campeonato ao cair frente ao Real Betis Futsal, enquanto a equipa do Maño vive uma boa dinâmica e aspira a regressar ao a Primeira Divisão.

Destaca-se também a visita do Real Betis Futsal ao Peñíscola FS. A equipe do Verdiblanco foi dispensada após uma vitória balsâmica, com retorno incluso no segundo tempo, neste domingo contra o ElPozo Murcia. Mas eles têm um jogo bastante complicado contra um Peñíscola FS que lidera a Segunda Divisão com solvência, com 9 vitórias em 9 jogos. Completando a agenda da quarta-feira está o confronto entre O Parrulo Ferrol e Jaén FS em A Malata.