Dez das atuais 23 jogadoras do Brasil convocadas para a Copa do Mundo de Futebol vieram das quadras e possuem registros na Confederação Brasileira de Futsal. Em levantamento feito pela própria CBFS a pedido do ge, a entidade descobriu as fichas das jogadoras no tempo em que as mesmas atuaram na modalidade. Uma delas é a craque Marta, eleita por seis vezes a melhor do mundo nos gramados.

Divulgação CBFS

Mesmo já sendo vinculada ao futebol do Vasco, seu primeiro clube no profissional, Marta jogou futsal pela Associação Atlética Banco do Brasil, de Belo Horizonte, em 2002, aos 16 anos. Ela também teve passagem pelo ASDC, outra equipe de Minas Gerais.

A atacante, Nycole, cortada da lista nesta semana por lesão, foi outra que iniciou a carreira nas quadras. Ela atuou no Centro de Desenvolvimento Desportivo Esportival Fut Art (DF) e na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (DF). Nycole foi substituída por Angelina, que começou direto nos gramados.

No setor defensivo, Bruna, Kathellen, Monica e Rafaele já defenderam clubes no futsal brasileiro. As três goleiras convocadas, Bárbara, Camila e Letícia também passaram pelo futsal antes de migrar aos gramados. Bárbara, inclusive, jogou no Sport Recife nas quadras. Outras convocadas por Pia Sundhage que iniciaram no futsal foram as atacantes Geyse e Debinha.

Tamires atuou no futsal, mas não foi federada na CBFS

Reprodução Instagram

Além das 11 atletas citadas, há casos de jogadoras convocadas para a Copa do Mundo que atuaram no futsal, mas que não foram federadas na CBFS. Caso da lateral-esquerda Tamires, ídola do Corinthians e um dos nomes mais conhecidos da seleção brasileira atual.

Assim como no masculino, o futsal feminino no Brasil é regulamentado pela CBFS, mas as seleções são geridas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia na segunda-feira às 8h contra o Panamá.

Confira a lista completa de atletas registradas na CBFS:

Goleiras: Bárbara, Camila e Letícia

Defensoras: Bruna, Kathellen, Monica e Rafaele

Setor ofensivo: Marta, Nycole (cortada por lesão), Geyse e Debinha

Tamires atuou no futsal, mas não possui registro na CBFS — Foto: Reprodução/Instagram