Evander Portilho
Clube mostra estar atento às inovações

O Sport Club Corinthians Paulista anuncia uma grande transformação em sua relação com o torcedor: o FIEL. Trata-se de uma nova experiência digital que coloca o corinthiano no centro da inovação. O lançamento ocorre durante uma transmissão às 10h desta terça-feira (16/5), no Corinthians TV no YouTube e no Universo SCPP. As novidades estarão disponíveis no site e na atualização do app Universo SCCP.

Os times de inovação e marketing do Corinthians e nossos parceiros estudaram o que havia de mais relevante entre as soluções do mercado direcionadas ao engajamento e entretenimento esportivo na interface clube/torcedor, além de diversas tecnologias fora do ambiente esportivo, de empresas e marcas famosas por construírem experiências impactantes e relações disruptivas para com seus consumidores. Algumas das principais novidades desta primeira fase de mudanças é a criação de um “plano de entrada”, o Fiel Digital, a remodelação de modelos anteriores e o FIEL ID.

“Entendemos que antes o programa atendia mais a quem desejava obter ingressos para a Neo Química Arena, mas o corinthiano é um apaixonado pelo time o tempo todo: são 35 milhões de torcedores e muitos deles sequer estão em São Paulo, mas espalhados pelo Brasil e pelo mundo”, explica José Colagrossi Neto, superintendente de marketing, comunicação e inovação do Corinthians. “O nosso principal desafio era atender aos anseios que detectamos dos fãs e o FIEL oferece a eles acesso às novidades do time durante todo o dia, onde estiverem.”

O Fiel Digital traz conteúdos exclusivos sobre o futebol profissional masculino, feminino e das diversas modalidades do clube; informações em primeira mão sobre relacionados, escalações e boletins diários do CT; traz os bastidores exclusivos dos diversos esportes, num ângulo que só o Corinthians poderia ter; revela novidades sobre lançamentos e parcerias; possibilita interações digitais com o clube e facilita ao sócio-torcedor o acesso a benefícios e prêmios exclusivos, entre outros. Este é o plano inicial, mas não menos completo, feito para aquele corinthiano que não pode comparecer com frequência à Neo Química Arena, e que vem embarcado em todas as outras modalidades de planos, que também foram remodelados. Entenda mais sobre este e outros planos na página do Fiel Torcedor, a partir das 10h de 16/5.

Outra novidade é o FIEL ID, uma identidade digital única para navegar tanto pelos ambientes antigos como pelos novos, com um único login e senha. Esses ativos orbitam uma economia corinthiana que vai além do ingresso, passando por uma extensa rede de parceiros, patrocinadores, personagens e os próprios torcedores corinthianos que, além de usufruírem, colaborarão com a permanente evolução da tecnologia, trazendo feedbacks sobre usabilidade, experiência de uso e design, entre outros atributos.

SuperApp

Para esta construção, o Corinthians começou pelo mais importante: ouvir o torcedor. Foram quase duas dezenas de sessões de discussão com atuais sócios do programa e ex-sócios, cujo objetivo era entender o que os ligava ao programa e a razão de terem deixado de ser parte dele. Também foram realizadas pesquisas quantitativas com cerca de 40 mil pessoas, convidando a torcida a responder como seria um programa ideal, opinando sobre diversos atributos que a nova solução poderia embarcar.

Munidos dessas informações, buscamos o melhor parceiro de inteligência e dados para o passo seguinte. Dessa forma, a OneFan se uniu ao projeto. A empresa de tecnologia – uma sociedade entre a Sportheca e o grupo SBF (Centauro, Fisia e NWB) – desenvolveu inovações digitais para este setor em federações, clubes e outras instituições em seis países, incluindo Europa. A partir da ampla visão do projeto alvinegro, a equipe da OneFan mergulhou, junto aos profissionais do SCCP, na cocriação de uma estrutura digital única, na qual se encontram esporte, entretenimento, engajamento e experiência num SuperApp sem paralelo no mercado global.

Gilberto Corazza, superintendente de desenvolvimento de novos negócios do Corinthians e gestor comercial da Neo Química Arena, relata que o projeto desenvolve ainda mais a plataforma de mídia do SCCP, “oferecendo para nossos parceiros atuais e futuros a possibilidade de interagir com o torcedor durante sua experiência digital”, explica. “O FIEL tem um protagonismo na jornada que trará ainda outros ativos importantes, como redes sociais, squad de influenciadores, marketplace e a própria Neo Química Arena.”

“O FIEL não é apenas um superapp, mas uma filosofia de trabalho que transforma nosso relacionamento com o torcedor, colocando-o no centro de todas as experiências do que é ser Corinthians”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Sport Club Corinthians Paulista. “É um compromisso que assumimos desde o início da gestão e agora estamos entregando. Na primeira fase viemos com o Universo SCCP e, agora, com novos planos e a remodelação dos planos já consagrados. Outras implementações inovadoras, fruto de muita pesquisa e desenvolvimento, estão a caminho, trazendo tudo aquilo que o torcedor merece, e consolidando a base daquele que certamente será um dos principais ativos de relacionamento com a torcida, com os patrocinadores e parceiros e de geração de receitas para o clube ”, conclui o dirigente.