Edson Cabrera
Du Queiroz, o camisa 3, com o uniforme do Pacífico

Um dos recentes reforços do Grêmio, Du Queiroz, é mais um jogador forjado nas quadras que chega ao Tricolor. Assim como o atacante Gustavo Nunes, que passou pelo Ocian Praia Clube, o novo volante atuou no futsal de São Paulo, só que em outro clube, o extinto Pacífico.

O então presidente Edson Cabrera tem dificuldade para lembrar dos detalhes do time, que encerrou as atividades em 2009, depois de 35 anos, por falta de condições financeiras. O ex-dirigente afirma que Du Queiroz esteve na equipe por volta de 2005, quando tinha aproximadamente cinco anos de idade. Os jogos eram no bairro Jardim Ester, na zona oeste paulista, próximo ao Butantã.

— Ele integrou uma das primeiras equipes menores do Pacífico Sport Club. Era atento na marcação e bom no desarme — recorda Cabrera.

O clube não cobrava mensalidade para os jogadores. A meta, conforme o ex-presidente, era “tirar as crianças da rua”. Atuando na maior parte do tempo como ala, Du Queiroz venceu a Taça da Liga Osasquense de Futsal (LOFS) com o Pacífico. 

— A mãe dele é que levava ele para treinar e acompanhava os jogos quando era possível — acrescenta Cabrera.

Depois do Pacífico, Du Queiroz esteve nas categorias de base do São Paulo, onde trocou o salão pelo campo. Ao não conseguir ter sequência no Tricolor paulista, saiu e disputou um Paulista sub-13 pelo Esporte Clube Osasco. Em seguida, ingressou no Corinthians, clube no qual foi revelado para o Brasil e se afirmou na carreira profissional.