A Liga Nacional de Futsal (LNF) começa nesta sexta-feira e sete times paranaenses vão participar da principal competição de futsal do Brasil. A partida de estreia da LNF 2024 será entre Tubarão e Cascavel, às 19h (de Brasília), no Ginásio Estener Soratto, em Santa Catarina.

Cascavel é bicampeão da Libertadores de Futsal

Campo Mourão, Cascavel, Esporte Futuro, Foz, Marreco, Pato e Umuarama estão ao lado de outros 18 clubes para participar desta edição da LNF. Os 16 melhores classificados seguem para os playoffs e os quatro piores, considerando a somatória da pontuação do ranking criado em 2023, são rebaixadas para a Liga de Acesso em 2025.

A primeira rodada do campeonato deste ano terá os mesmos confrontos da primeira rodada da fase de grupos de 2023, sendo invertidos os mandos de quadra. Quem começou jogando fora no ano passado, começa em casa nesta temporada.

Jogos da 1ª rodada
Tubarão x Cascavel | 22/03 | 19h | Estener Soratto
Pato x Assoeva | 23/03 | 19h | Ginásio Dolivar Lavarda
Marreco x Joaçaba | 23/03 | 20h | Arrudão
Umuarama x Jaraguá | 23/03 | 20h | Ginásio Amario da Costa |
Esporte Futuro x São José | 24/03 | 11h | Ginásio Alcides Pan
Campo Mourão x Corinthians | 24/03 | 14h | Arena UTFPR
Foz Cataratas x Santos André | 25/03 | 20h | Ginásio Noêmia Assunção

Edson Castro
Final da Liga Nacional de Futsal será em jogo-único

Campo Mourão

O Campo Mourão contratou sete reforços e renovou com seis atletas da temporada anterior. Para completar o elenco, outros dois atletas da base foram promovidos à equipe principal. O objetivo do time do técnico Sérgio Lacerda em 2024 é brigar pelo título do Paranaense Série Ouro e ficar na parte de cima da tabela na Liga Nacional. No Paranaense, a equipe venceu os dois jogos até aqui, contra Ampére e Mangueirinha.

Como preparação para a LNF, o Campo Mourão participou da Super Copa Gramado de Futsal e enfrentou três times que estarão na Liga Nacional. O Campo Mourão ganhou do Minas por 5 a 3, e perdeu para o campeão Joinville por 1 a 0 e para a ACBF Carlos Barbosa por 2 a 1.

Assessoria Campo Mourão
Time de Campo Mourão com comando de Sérgio Lacerda para 2024

Cascavel

O Cascavel contratou 11 jogadores para 2024, sendo que oito estão relacionados para a partida de estreia na LNF. Depois de três anos seguidos entre os quatro melhores da LNF, com um título e duas semifinais, o Cascavel está disposto a continuar no topo das competições.

A aposta do Cascavel para a nova temporada é uma mescla de jogadores jovens com experientes. Gustavinho, Carlão, Di Fanti e Ernandes, por exemplo, continuam no time, assim como o técnico Lucas Chioro.

Em três jogos pela Série Ouro do Campeonato Paranaense, o Cascavel conquistou duas vitórias diante da torcida e perdeu para o Guarapuava por 5 a 2 fora de casa.

Cascavel Futsal é um dos representantes do Brasil na Libertadores

Esporte Futuro

O Esporte Futuro, de Toledo, mudou praticamente todo o elenco em relação à última temporada. Na Série Ouro do Paranaense, a nova equipe empatou na estreia contra o Guarapuava e venceu o Umuarama fora de casa por 2 a 0.

O time vendeu parte do Naming Rights do clube e vai divulgar a mudança na sexta-feira, junto com a apresentação do uniforme da temporada. O Esporte Futuro estreia na LNF no domingo, com o técnico Morruga mais uma temporada no comando. Em 2023, o time teve a terceira melhor média de público da Liga Nacional, com mais de 1.800 pessoas por partida.

Carlos Chiossi
Esporte Futuro, time de futsal de Toledo

Foz Cataratas

O Foz Cataratas mudou elenco e comissão técnica. Onze jogadores foram contratados e nove atletas da temporada 2023 continuaram na equipe: Fael, Nicolas, Victor, Willian, Léo Evangelista, PH, Peixe, Welinton e Vini Jr. Na comissão técnica, Nei Victor é o novo técnico, Elton é o preparador físico e Jariquinho é o preparador de goleiros.

A equipe realizou quatro amistosos em preparação e jogou quatro jogos pelo Campeonato Paranaense: venceu o Mangueirinha, empatou com o Operário Laranjeiras e perdeu para Cascavel e Marreco.

O destaque do time é o capitão Lé, ex-Corinthians, ACBF e Magnus, que já jogou Copa do Mundo.

Assessoria Foz Cataratas
Registro da visita do presidente da LNF ao Foz Cataratas

Marreco

O Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, não conseguiu manter o time-base de 2023, mas renovou com alguns destaques do Paranaense sub-20, como Ligeiro e o Athirson, além do goleiro Rafael Freitas, que permaneceu. O técnico João Carlos Barbosa, o Banana, também continua à frente do time.

Na pré-temporada, o Marreco fez quatro amistosos e disputou um quadrangular na cidade de Fazenda Grande, em que a equipe beltronense foi campeã. Pelo Paranaense Série Ouro, o Marreco perdeu na estreia contra o Umuarama, mas venceu dois jogos fora de casa, contra o Foz Cataratas e contra o São Miguel.

Neto Cajaíba
João Carlos Barbosa, o Banana, treinador do Marreco

Pato

O Pato é o único paranaense bicampeão da Liga Nacional, tendo conquistado os títulos em 2018 e 2019. Atual campeão paranaense e líder do torcidômetro da Liga Nacional, o time será comandado por Betinho Castro, que estava em São Miguel do Iguaçu na última temporada e viverá sua primeira experiência em uma equipe de Liga Nacional.

Ídolo do futsal, o pivô Sinoê se aposentou e assumiu a função de Gerente de Futsal do time de Pato Branco. O ex-camisa 10 chegou ao Pato no começo de 2022 e conquistou a Copa do Brasil, a Copa Paraná e a Série Ouro do Paranaense.

O time-base da última temporada foi mantido, inclusive com Duduzinho, ala que foi eleito a revelação da última edição da Liga Nacional. Entre as contratações, o destaque é o retorno do ala Neguinho, que foi bicampeão da LNF pelo Pato e estava jogando na China.

Pato
Pato , time de Pato Branco na LNF

Umuarama

Um novo time também foi formado para essa temporada no Umuarama. Apenas dois atletas são remanescentes e jogador estava na categoria de base. Além dos vários reforços, o Umuarama contratou um novo preparador físico e um novo auxiliar técnico para trabalharem ao lado de Peri Fuentes.

O Umuarama aproveitou a pré-temporada para amistosos e jogou dois jogos pelo Campeonato Paranaense: uma vitória contra o Marreco e uma derrota para o Esporte Futuro. O objetivo da temporada é classificar para as próximas fases tanto da Série Ouro do Paranaense, quanto da Liga Nacional.

Umuarama Futsal renova elenco em 2024