LNFS

A Arena Krešimir Ćosić em Zadar é palco dos jogos. Foto: LNFS

Um pequeno pedaço de história ficará para trás na quarta e quinta-feira, quando se disputar a primeira eliminatória dos quartas-de-final da UEFA Futsal Champions League.

A fase final na Krešimir Ćosić Arena, em Zadar, Croácia, contará com oito, em vez de quatro, devido ao formato simplificado da competição este ano. A eliminatória contém seis ex-campeões, com dois deles – Kairat Almaty e Benfica – a dar o pontapé de saída na quarta-feira, antes de o detentor do Barça enfrentar o estreante Dobovec na fase final.

O Inter FS, campeão cinco vezes recorde, abre a ação de quinta-feira contra seu rival na decisão de 2016, Ugra Yurgorsk, com os outros aspirantes russos KPRF enfrentando o campeão Sporting CP de 2019.

Quarta-feira

Kairat Almaty (sementeira 4) vs Benfica (5)

Dois ex-campeões começam a jogar em Zadar, com o Kairat, duas vezes vencedor, e o Benfica, que venceu o Benfica por 5 a 3, na rodada de elite da temporada passada, em Almaty. Ambas as equipes enfrentarão homens-chave que mudaram de clube no verão passado: Fernandinho, do Kairat, que marcou mais de 100 gols pelo Benfica, e a estrela iraniana Hossein Tayebi, que se mudou de Almaty para Lisboa e está nos gols. O Kairat não pode contar com o internacional romeno Sávio Valadares, que poderá estar em forma caso chegue às meias-finais.

Barça (1) vs Dobovec (8)

Passaram-se pouco mais de seis meses desde que o Barça venceu a atrasada final de 2020 como anfitrião e reivindicou seu terceiro título, mas eles têm tido uma temporada mista desde então, sem a ajuda de uma lesão de longa duração no inspirador Sergio Lozano, com o goleiro Miquel Feixas também de fora com um problema na coxa. Eles defrontam a primeira equipe eslovena a chegar à fase final – e outra com ligações croatas com os jogadores Vedran Matošević, Luka Perić e Tihomir Novak, e do seleccionador Kujtim Morina. No entanto, o influente Krisjian Čujec está suspenso para estes quartos-de-final.

Quinta-feira

Inter FS (2) vs Ugra Yugorsk (7)

Quase exatamente cinco anos desde que o estreante russo Ugra surpreendeu os anfitriões Inter por 4 a 3 na final em Guadalajara, as equipes se reencontraram. Desde então, o gigante espanhol somou mais dois títulos para elevar o recorde para cinco, e se os resultados do campeonato foram mistos nesta temporada, nas últimas semanas eles venceram o Barça em duas finais – pela Copa da Espanha e pela SuperTaça da Espanha. Da decisão de 2016, Ugra ainda pode colocar Andrei Afanasev, Katata, Danil Davydov e Ivan Signev.

Sporting CP (3) vs KPRF (6)

O Sporting conquistou a primeira renomeada UEFA Futsal Champions League em 2019 e será o sexto dos anteriores vencedores a iniciar a campanha em Zadar, frente a uma equipe da KPRF que conquistou o bronze na estreia no ano passado. O Sporting, a caminho dessas finais, tem o mesmo núcleo que triunfou em Almaty há dois anos. Eles não têm o cardeal lesionado, mas outro pivô está brilhando no adolescente Zicky Té, a escolha de uma boa safra de produtos da academia do Sporting. A KPRF, que ainda não perdeu um jogo europeu que não fosse nos pênaltis, mostrou resistência mental na dobradinha da liga no Ugra na semana passada, perdendo por 10-2 e, no dia seguinte, vencendo por 6-1. Porém, nessa primeira partida, o capitão Romulo sofreu uma lesão que o exclui desta fase final.

Semifinais

Sábado

SF1 – Barça / Dobovec vs Kairat / Benfica

SF2 – Inter / Ugra vs Sporting / KPRF

Final

Segunda-feira

Vencedor SF1 vs Vencedor SF2