Lucka Cyríaco
André Bié vai para a sua segunda temporada à frente do time de Carlos Barbosa

O principal campeonato de futsal do Brasil inicia nesta sexta-feira (22). A Liga Nacional é a grande obsessão da ACBF nas últimas temporadas e a equipe de Carlos Barbosa chega renovada para buscar retomar um título que não vem desde 2015. O primeiro compromisso será às 20h, diante do Blumenau, em Santa Catarina.

Será a segunda temporada de André Bié no comando do time. Porém, diferentemente do que aconteceu em 2023, desta vez o treinador teve participação direta na formação do elenco. E esse fator é considerado fundamental pelo comandante para o sucesso nas competições que o grupo terá pela frente.

Será a segunda temporada de André Bié no comando do time. Porém, diferentemente do que aconteceu em 2023, desta vez o treinador teve participação direta na formação do elenco. E esse fator é considerado fundamental pelo comandante para o sucesso nas competições que o grupo terá pela frente.

Maior investimento

A ACBF mudou significativamente a fotografia do seu grupo para 2024. Nomes que já vinham atuando há algumas temporadas no time, como Pedro Rei e Murilo, encerraram seus ciclos. Apenas sete atletas permaneceram em relação à última temporada: os goleiros Ryan e Pedro Bianchini, os fixos Daniel Ferreira e Fernando, e os alas Bruno Iacovino, Mithyuê e Léo Gil. Desses, Daniel pouco atuou com a camisa laranja, já que sofreu uma grave lesão no começo de 2023.

Nas contratações, uma mescla de atletas experientes e jovens promessas do futsal brasileiro. Destaque para os alas Caio, Neto e Renatinho, e o pivô Barbosinha, quarto principal artilheiro da última LNF pelo Praia Clube.

— Houve um aumento no investimento, em torno de 20% a mais do que nós já tínhamos. Aí houve a reformulação do grupo. São jogadores que já trabalharam comigo em outras instituições, são jogadores vencedores, que venceram em outros trabalhos comigo. Então, a confiança é plena nesses jogadores que foram contratados — destacou o técnico André Bié. 

O modelo de disputa da LNF será diferente para este ano. Serão 24 clubes jogando em turno único, com os 16 melhores se classificando para os playoffs. Os quatro piores, considerando a somatória da pontuação do ranking criado em 2023, são rebaixadas para a Liga de Acesso em 2025. Dessa forma, no próximo ano, a liga passará a ter 20 clubes.

— Com certeza aumenta a competitividade. É mais um diferencial que a competição pede. Se eu não competir em excelência, vou ficar lá embaixo e posso ser rebaixado. A dificuldade é sempre a mesma, ser intenso, competir em excelência todo o jogo e encarar todo jogo como se fosse uma final de campeonato. É dessa forma que a gente pode chegar lá no final do ano e ser campeão — projeta Bié. 

ELENCO

 Goleiros: Ryan, Pedro Bianchini e Vandeson

 Fixos: Daniel Ferreira, Fernando e Xitão

 Alas-direito: Mithyuê, Caio, Alves, Samuel e Marcola

 Alas-esquerdo: Bruno Iacovino, Neto, Renatinho e Léo Gil

 Pivôs: Malcom, Jonas e Barbosinha