Um trabalho que não aparece para o grande público, fundamental não só no futsal, mas na realidade de qualquer esporte de alto rendimento, ganha cada vez mais importância nos clubes. E fora deles, também onde a ciência está presente para abastecer de dados os profissionais e, de posse deles, tirar proveito. É o caso do departamento de scout da LNF, responsável pela organização de todas as informações a respeito das equipes.

LNF
Carlos Alberto Bracali faz parte da equipe de scout da LNF

Atualmente, a equipe de scout da LNF tem o comando de Igor Silva Braga. Com ele, trabalha a dupla, Carlos Alberto Bracali e Murillo Fernandes, além de Thiago Arruda, outro colaborador do time das análises. O “produto final” do que é produzido por eles está disponível na aba “estatísticas” no site da LNF. No entanto, é no contato com os clubes que está concentrado aquilo que de mais importante é realizado, como explica Igor:

“Selecionar os jogos e distribuí-los para que os estatísticos possam fazer a coleta dos dados. Sou responsável por gerar os relatórios e enviar para as equipes. Quem recebe o material são os treinadores, auxiliares, analistas de desempenho e os preparadores de goleiros de todos os times. Eu fico responsável também por produzir um material caso uma equipe solicite sobre um adversário.”

O setor de inteligência, como são chamados os analistas, crescem nas mais variadas modalidades. Avaliar o que é feito, como é feito, ajuda que de fato executa o esporte a entender melhor as dinâmicas, as atitudes não só suas, mas principalmente de quem está do outro lado querendo vencer. Não à toa, trata-se de um serviço muito bem aceito nos clubes.

LNF
Igor Silva Braga faz parte da equipe de scout da LNF

“O relacionamento é o melhor possível. Eles ficam no aguardo depois dos jogos e alguns chegam a pedir opinião e isso faz com que todos cresçam. Fora que valoriza a área da LNF. Eles usam também o banco de dados do site da LNF. Com os dados quantitativos, a parte técnica fica mais evidenciada”, explica Igor.

Com o calendário ininterrupto durante a temporada, o trabalho do scout é exaustivo. Nesse aspecto, a tecnologia ajuda bastante. Não somente no cooptação dos dados, mas na rápida distribuição e capacidade de armazenamento. O que antigamente se usava equipamentos mais pesados, hoje se faz com tablets e uma boa conexão de internet. Os frutos recompensam o esforço de produzir uma quantidade absurda de informações.

“Os dados que mais chamam atenção são as finalizações. Tem aumentado de uma Liga para outra, tanto que o número de gols também tem aumentado. Também destaco como interessantes as interceptações e os desarmes. Os treinadores e os analistas usam bastante esses dados para analisar os adversários”, encerra Igor.

As estatísticas da 1ª fase da LNF mrJack.bet 2023 está atualizada no site oficial da LNF. Os Playoffs começam dia 12 de outubro, com transmissões ao vivo do sportv e LNFTV.