UEFA

A Croácia fez um início impressionante na sexta-feira. Foto: UEFA

Croácia e Rússia impressionaram nos primeiros jogos do Grupo C do UEFA Futsal EURO 2022 na sexta-feira; na terça-feira, defrontam-se com os quartos-de-final em vista, antes de Polónia e Eslováquia tentarem recuperar da derrota nos primeiros jogos.

Croácia x Rússia

A Rússia foi a escolha pré-torneio de muitas pessoas para ganhar o título, 23 anos após seu único triunfo até o momento, enquanto a Croácia foi anunciada como azarão perigoso. Poucos terão mudado de idéia após os abridores. A Rússia venceu a Eslováquia por 7 a 1 , com um hat-trick de Artem Antoshkin. A Croácia derrotou a Polônia por 3 a 1 , mostrando estilo no primeiro tempo, principalmente a rabona de Matej Horvat, e garra para segurar no segundo.

São adversários familiares, que se enfrentaram duas vezes nas eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2021, com a Croácia empatando no final do jogo em 2 a 2 na rodada principal e a Rússia vencendo um thriller da rodada de elite por 4 a 3 em Osijek para se classificar. O encontro também traz lembranças da semifinal de 2012 em Zagreb , onde a Rússia venceu os anfitriões por 4 a 2 diante de um público recorde de 14.300 espectadores. A Rússia perdeu Eder Lima por lesão, com Andrei Afanasyev chamado.

Marinko Mavrović, selecionador da Croácia : “A Rússia é uma equipa fantástica com muita experiência e grandes jogadores como Robinho, [Ivan] Chishkala, [Anton] Sokolov… agressivo e tomar decisões rápidas. Sempre temos que jogar para vencer, em todos os jogos.”

Sergei Skorovich, selecionador da Rússia : “Estou muito contente por termos ganho o primeiro jogo, mas está a ser muito rápido e agora essa vitória não significa nada. Temos outro jogo, contra um grande adversário, e é isso que nos preocupa agora. Conhecemos muito bem a Croácia, porque jogamos muitos jogos contra eles e nas eliminatórias da Copa do Mundo – eles são muito físicos, rápidos, com alguns jogadores muito bons. Eles também são bons taticamente. Para vencê-los, vamos ter que dar-lhes o nosso melhor.”

Polônia x Eslováquia

A Eslováquia marcou primeiro contra a Rússia por intermédio de Peter Kozár, mas os sonhos de uma surpresa na sua estreia na fase final foram logo frustrados. Ainda assim, eles mostraram o suficiente no ataque para tirar pontos positivos ao enfrentar uma seleção da Polônia decepcionada com o início contra a Croácia. Perdendo por 3 a 1 no intervalo, eles não conseguiram virar o jogo, apesar de dominarem no final.

Com a Rússia ainda por vir , a Polônia sabe que esse precisa ser o momento de encerrar a espera pela primeira vitória em finais do Futsal EURO, depois de suas campanhas em 2001, 2018 e agora em 2022. Apesar do placar contra a Rússia, no entanto, a Eslováquia mostrou o suficiente contra um dos favoritos do torneio para ter esperança para terça-feira. Anton Brunovský foi convocado pela Eslováquia para substituir o lesionado Vojtech Turek.

Błażej Korczyński, selecionador da Polónia : “Temos de jogar mais ousados ​​e rápidos. Esta é a primeira coisa que temos de mudar. Não marcámos nas nossas jogadas de poder [contra a Croácia], não rematamos e isso foi um grande problema para nós. E não queremos sofrer golos estúpidos como os golos dois e três de sexta-feira. A Eslováquia joga muito rápido, tem bons jogadores. Luta o tempo todo e penso que será um bom jogo”.

Marián Berky, selecionador da Eslováquia : “As nossas expectativas são muito altas. Queremos ganhar o jogo e vamos dar tudo para o conseguir. Temos de nos movimentar muito e estar muito concentrados durante todo o jogo, penso que esse será o A Polónia é uma equipa muito agressiva, corre muito. Temos de controlar isso e reagir de forma adequada.”