Jorginho Treze
Ex-jogador foi eleito o melhor do mundo em 1992.

A maior cidade da Serra Gaúcha e segunda maior do estado estará representada na Série Ouro de futsal em 2024. O Caxias do Sul Futsal confirmou sua participação na competição organizada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), e o grande nome da equipe até o momento é o do treinador, Jorge Luiz da Costa Pimentel, mais conhecido como Jorginho 13, campeão mundial com a seleção brasileira em 1992.

Jorginho brilhou nas quadras de futsal e se tornou o primeiro brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, também em 1992. O pivô defendeu a camisa da Seleção Brasileira durante 15 anos, atuando ao lado de craques como Manoel Tobias e Fininho. Ao longo da carreira, defendeu as cores de mais de 20 clubes. No Brasil, jogou em times como Bradesco, Grêmio, Internacional, Enxuta e Atlético Mineiro.

O Caxias do Sul Futsal é uma nova versão da Associação Vila Gauchinha, que já chegou a disputar a Série Ouro. A mudança foi apresentada pelo diretor geral da equipe, Everson Moraes, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.

—Nós começamos como Vila Gauchinha Futsal, antigamente era isso. Começamos jogando na cidade, citadino, aí do citadino a gente foi convidado para disputar a Série Bronze em 2020. Nos classificamos, fomos campeões da Bronze. Aí no ano seguinte passamos para a Série Prata, ficamos em 4º lugar e subimos para a Ouro e agora fazem três anos que estamos na Série Ouro — afirmou.

A mudança de nome

Também em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, Moroni Lima, dirigente da equipe, afirmou que a mudança do nome serve para unir a cidade em torno do futsal da cidade.

— Pensando numa questão de marketing e de anunciar melhor, pensamos em puxar o nome de Caxias do Sul para o time. Não dividir o município em duas unidades como é Caxias e Juventude no futebol e pegar a mesma sacada que o basquete teve (Caxias Basquete) e representar realmente o município de Caxias do Sul. A ideia é convocar a torcida para os jogos para ajudar, para os empresários de Caxias do Sul entenderem a visibilidade que o futsal vai ter esse ano. Vai ser um campeonato fantástico — salientou.

A chegada de Jorginho

Segundo os dirigentes da equipe caxiense, o principal nome para a temporada é o do treinador Jorginho, mas outros nomes também podem ser apresentados.

— O nosso grande carro chefe é o nosso treinador, o Jorginho, que vem para ficar à frente desse projeto e ser modelo de entusiasta do futsal e nos trazer toda a bagagem para trabalhar junto com nossos atletas. O Jorginho vem com uma bagagem muito grande de trabalho — disse Moroni Lima, que teve sua fala complementada pelo Diretor Geral do time:

— Nós fizemos uma reunião e estávamos discutindo o que a gente ia fazer para chamar a atenção do futsal de Caxias do Sul. Tínhamos que trazer alguém de peso e já tínhamos conversado com o Jorginho no passado. O Jorginho é conhecido em Caxias pelas pessoas mais antigas, os jovens não conhecem tanto, mas vão conhecer agora. Com a vinda do Jorginho, quem sabe os jovens vão se interessar mais pelo futsal — salientou Everson Moraes.

O elenco

A montagem do elenco ainda não foi finalizada, entretanto, segundo a direção, a ideia é formar uma equipe competitiva dentro do campeonato.

— Estamos trazendo alguns atletas de fora. Estão desembarcando aqui seis atletas do nordeste do país, atletas que já se destacaram nessa região por outras equipes. Pelo tamanho da cidade que Caxias é, a obrigação é fazer um time bom, um time competitivo contra ACBF, Assoeva, com quem for. A gente não vai desistir do futsal de Caxias do Sul. Se tudo der certo, a gente quer trazer um jogador de nível de seleção. Essa é a nossa ideia, mas para isso, precisamos que a comunidade acredite na modalidade — disse Everson Moraes.

Onde serão os jogos

— Nossa a casa é o Centro de Iniciação Esportiva, no bairro São Caetano. Inicialmente para nós é muito interessante, porque é a casa da Vila Gauchinha e nossos torcedores eram daquela região. Nós gostaríamos muito de jogar no Enxutão, a gente sabe que o Enxutão está passando por uma série de reformas, mas nós temos a ideia de ir para o Enxutão, que está ficando muito bonito. Provavelmente, no segundo semestre, a gente consiga jogar lá — declarou Moroni Lima.

A fórmula de disputa da Série Ouro 2024 ainda será definida, num congresso técnico com as equipes participantes no mês de março.