Assessoria Cascavel
Cascavel tem campanha semelhante a de 2023

A torcida do Cascavel tem cobrado o time nesse começo de temporada. Mas será que os tricolores têm do que reclamar? O Portal Catve.com foi atrás de números para saber se o desempenho do time tem ficado muito abaixo neste início de temporada, em comparação com anos anteriores.

Lembrando que em 2023 a Serpente das quadras foi semifinalista da Série Ouro e da Liga Nacional e campeão da Libertadores da América, em 2022 foi vice-campeão paranaense, campeão da Libertadores da América e semifinalista da LNF e em 2021 conquistou o título da Liga e da Série Ouro.

As principais competições em andamento na atual temporada, serviram de parâmetros para o levantamento. Afinal de contas, o Estadual e a Liga Nacional são os campeonatos mais longos e mais difíceis do salonismo brasileiro. O Paranaense ainda mais que outros estaduais, é só ver que sete times do Paraná disputam a LNF e tem outros clubes que sempre querem surpreender. Foi assim com Chopinzinho campeão e vice da Série Ouro, em 2022 e 2023, respectivamente, que é um time que não disputa o nacional.

A análise dos seis primeiros jogos do Cascavel na temporada 2024, falando de resultados, mostra que aproveitamento foi menor ou igual que nos últimos três anos. O time comandado por Lucas Chioro venceu três jogos, empatou dois e perdeu um, chegando a um aproveitamento de 61,1%. Dos 18 pontos possíveis, o time cascavelense conquistou 11, sendo três vitórias em casa e um empate no Ginásio da Neva e um empate e uma derrota como visitante. Na LNF empatou uma partida e venceu outra. A única derrota até aqui foi no Paranaense, um 5 a 2 no Ginásio Joaquim Prestes.

Em 2023 o Cascavel Futsal, também de Lucas Chioro, teve o mesmo aproveitamento, de 61,1% nos seis jogos iniciais daquele ano. O time também disputou quatro partidas em casa e duas fora. Teve o mesmo desempenho diante do torcedor, três vitórias e um empate, e longe de seus domínios um empate e uma derrota. A diferença é que ano passado a primeira derrota da Serpente na Série Ouro aconteceu apenas na 16ª rodada, ao ser batido pelo Mangueirinha por 4 a 3 fora de casa. Em 2024 o time já perdeu no Estadual, já citado anteriormente. Por outro lado, em 2023 teve o segundo título, inesquecível, da Libertadores da América, sobre o Joinville, o que é bastante considerável.

Outra diferença com relação à temporada passada, é que neste ano o time tem feito menos gols e sofrido mais. Em seis jogos de 2023 o Cascavel marcou 23 gols e sofreu 14. Construiu duas goleadas por 5 a 1 (sobre Mangueirinha e Esporte Futuro) e nesse sentido teve um saldo positivo de nove gols. Em seis jogos no ano de 2024 a Cobra marcou 16 vezes e foi vazada em 15 oportunidades. Todas a vezes que venceu foi pela diferença mínima no placar, ou seja, por um gol.

Quando é analisado o desempenho dos anos de 2022 e 2021 o torcedor tem mais razão de se lamentar. Nestas duas temporadas o Cascavel Futsal fez uma partida a mais fora de casa, que se comparando as temporadas 2023 e 2024, e mesmo assim teve 100% de aproveitamento nos seis primeiros jogos. Em 2022, ano da conquista da primeira Libertadores, e comandado por Cassiano Klein, o Tricolor só conheceu a primeira derrota na Série Ouro na 7ª rodada quando perdeu para o Marreco por 3 a 2 em Francisco Beltrão.

Em 2021, também com Cassiano no comando, foram três vitórias em casa e três vitórias como visitante nos seis primeiros jogos oficiais. A primeira derrota no Paranaense aconteceu somente na 9ª rodada: Cascavel 2 x 5 Chopinzinho. Na temporada teve duas taças: Série Ouro e Liga Nacional de Futsal.
O que a matemática não leva em consideração, mas que é um ponto importante de se observar, é que o Cascavel passou nesta temporada de 2024 pela maior reformulação dos últimos quatro anos. Foram 11 contratações e além da chegada de mais de uma dezena de jogadores, muitos são atletas jovens e que aos poucos devem entender a maneira de trabalho do técnico Lucas Chioro. Aliás, ano passado o treinador também começou a temporada pressionado, ainda mais tendo que substituir Cassiano Klein, e como resposta trouxe à Glória Eterna para a cidade, conquistado justamente sobre o ex-treinador do clube.

Outro fator que deve ser colocado em pauta é que o ala Zequinha, um dos principais jogadores do elenco, ainda não conseguiu estrear nas competições oficiais que o time disputou. Em um esporte coletiva, ninguém ganha nada sozinho, mas Zequinha é uma peça importante, capaz de fazer a diferença em grandes batalhas.