LNF
Futsal do Paraná tem o maior número de representantes na LNF

Com elenco praticamente fechado, o Campo Mourão se prepara para uma concorrida temporada 2024, que promete ser ainda mais intensa e decisiva. E as principais mudanças, por enquanto, ocorrerão dentro das quatro linhas por ocasião das novidades implantadas no regulamento da LNF, que pela primeira vez terá descenso em 2024, e duas divisões A e B, com rebaixamento das piores equipes colocadas da A e acesso das melhores B, em 2025. A Série Ouro do Campeonato Paranaense é outra competição que sofrerá alterações.

LNF – Em Assembleia Geral Ordinária, realizada no último sábado, 16, em Toledo (PR), reunindo os franqueados da LNF, ficou definido que na divisão A em 2024, participarão as mesmas 24 equipes da temporada de 2023.

Entenda – A Liga de Acesso inicia somente em 2025, e tem previsão da participação de 12 equipes, ainda em fase de definição. Contudo, já em 2024 haverá o rebaixamento, e cairão quatro equipes pela média de 2023 e 2024, sendo que a partir de 2025 a LNF será disputada com 20 equipes, e as duas de pior campanha na divisão A caem direto para a divisão de acesso. A terceira pior campanha fará um mata-mata em dois jogos com o terceiro melhor da Liga de acesso, definindo quem estará na LNF da temporada 2026, e quem desce para a Liga de acesso.

Talentos LNF – Uma outra novidade que inicia em 2024 é a disputa da Talentos LNF, uma Liga exclusiva para categoria sub-20, que objetiva incentivar a revelação de novos talentos para a modalidade, com calendário começando em maio e encerrando em novembro. E o Carneirão também está confirmado neste torneio nacional de jovens jogadores.

Estadual – O Paranaense Série Ouro, outra importante competição do calendário, também terá formatação diferente na temporada seguinte. As mudanças foram aprovadas em reunião realizada nesta segunda-feira, 18, em Foz do Iguaçu (PR), com participação dos dirigentes das equipes. Em ambos os encontros (LNF e Série Ouro), o gestor Anderson Herz representou o Campo Mourão.

A novidade é que a partir de 2024 o Campeonato Paranaense voltará a ser disputado por 16 equipes, com jogos somente de ida na primeira fase, totalizando 15 partidas. Os oito primeiros colocados de 2023farão sete jogos fora e oito em casa, um a mais que as equipes ficaram da nona colocação em diante neste ano.

Os quatro primeiros colocados em 2024 saltam direto para as quartas de final. As equipes que ficarem entre quinto e décimo segundo lugar disputam as oitavas de final, e do 13° ao décimo 16° haverá um quadrangular da morte, permanecendo apenas uma equipe. As outras três caem para a Série Prata em 2025.