Estado mais forte economicamente da nação, São Paulo é sinônimo de tradição também no futsal. Dos cinco representantes, a maioria do interior, três já conquistaram a LNF. São estes que buscam retomar um protagonismo recente antes do reinício da maior competição da modalidade no país.

Depois de um 2022 encerrado com chave de ouro, 2023 não terminou da mesma forma para o Corinthians. Mesmo assim, no Parque São Jorge aposta-se na continuidade do trabalho. E 2024 reserva uma atração especial no elenco corintiano, como explica o supervisor Bruno Vanço.

“Nas duas últimas edições não ficamos em uma boa posição na primeira fase, mas elas terminaram de maneira distintas. Uma com o título e outra com uma eliminação nas oitavas. O desafio esse ano é quebrar essa barreira de não classificar tão abaixo para trazer os Playoffs para casa e assim ter mais sucesso. Apostamos em um time experiente, com a maioria que permanece, mais uma grande contratação que é o Cardinal, português e primeiro europeu a jogar no Brasil. Ele é uma das referências do futsal mundial.”

Carol Binatto
Corinthians em amistoso de pré-temporada

Assim como o Corinthians, o Magnus investe também na permanência da comissão técnica e dos principais nomes, como o capitão Rodrigo. Deixaram Sorocaba, Djony e Danilo Baron, mas nada que altere o planejamento do clube que também se reforçou com Dieguinho, Genaro e Kelvin.

“Conseguimos iniciar na metade do mês de janeiro a pré-temporada e fizemos uma excelente preparação. Nossa base permaneceu, fizemos só algumas contratações pontuais, e isso é fundamental para superar etapas. Nossos adversários também iniciaram a temporada com bastante antecedência, mas confiamos que poderemos obter êxito em nossos objetivos. Nossa meta é retomar a disputa de competições internacionais, que é o caso da Libertadores” explica o supervisor Reinaldo Simões.

Gui Mansueto
Elenco e comissão técnica reunidos na Arena Sorocaba

Fechando o trio de campeões da LNF, o Santo André Intelli tem, fora das quatro linhas, uma figura fundamental. Ex-técnico bicampeão, Cidão, além de dirigente, assume este ano o cargo também de supervisor. E é ele quem aponta as expectativas para o time que perdeu Two, Samuel e Bruno, mas trouxe Russo, Bob e Jean.

“Após minha chegada em 2012, sempre estivemos nos Playoffs. Esse ano não é diferente. Tivemos outras questões como a reforma do ginásio e instalações novas. Mas o objetivo é fazer uma boa campanha e chegar até os Playoffs. E dali para frente tentar surpreender de acordo com as possibilidades”, diz Cidão, exercendo a nova função.

Gabriel Prates
Caio foi um dos principais goleiros da última temporada

A dupla São José e Taubaté não fez uma boa LNF no ano passado. 19º no geral, o primeiro renovou com 13 jogadores e contratou outros cinco. “Conseguimos manter uma base do elenco. Ficamos feliz porque muitos foram formados aqui na base do clube e buscaram seu espaço. Sinal que o projeto está sendo bem feito. Esperamos que o ano seja bom e todos têm a confiança do treinador”, garante Thiago Murad Brandão, supervisor do São José.

Por fim, o 21º colocado em 2023 mudou o técnico. Paulinho Cardoso é a esperança do Taubaté para resultados melhores esse ano. “As expectativas são as melhores possíveis. Este ano o clube renovou bastante o elenco em comparação ao ano passado e temos um grupo bem mais jovem. Espera-se bastante intensidade e com um novo treinador, o Paulinho Cardoso, que tem uma abordagem muito particular. A meta é sempre ficar entre os 16 para irmos aos Playoffs e depois o resultado será consequência do trabalho”, analisa Enrique Cimashi, supervisor do Taubaté.

Como haverá rebaixamento ao final da competição, a campanha de 2024 precisa ser melhor para ambos os clubes, que estão sob risco de disputar a Liga de Acesso em 2025. A LNF 2024 inicia-se no dia 22 de março com as 24 equipes em busca do tão sonhado título da competição. Todas as partidas terão transmissão ao vivo na LNFTV no YouTube.