Fifa
Brasil recém conquistou a Copa América

O Brasil está no topo do primeiro Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA. Portugal ultrapassou a Espanha para o segundo lugar, enquanto IR Irã e Argentina completam os cinco primeiros. Isso significa que essas cinco nações, juntamente com o anfitrião Uzbequistão, serão os cabeças-de-série do Pote 1 no próximo sorteio da Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano. O Pote 2 será composto por Marrocos, Cazaquistão, Tailândia, França, Ucrânia e Paraguai. Nova Zelândia (19º) e Costa Rica (31º) são as nações mais bem posicionadas nas regiões OFC e Concacaf, respectivamente.

Fifa
Brasil aparece no topo

O Brasil está em alta desde que conquistou o bronze na última final global em 2021. Eles registraram vitórias consecutivas fora de casa contra a Espanha no ano passado e reconquistaram o título da Copa América de Futsal da Argentina em fevereiro. Pito é amplamente considerado o melhor jogador do mundo, enquanto Ferrao – três vezes melhor jogador do esporte – acaba de retornar de uma cirurgia no LCA.

Portugal venceu a Lituânia em 2021, os dois últimos UEFA Futsal EURO e a primeira Finalíssima de Futsal. O elenco de Jorge Braz conta com nomes como André Coelho, Tomas Paco, Erick Mendonça, Pany Varela e o escandalosamente talentoso Zicky Te. A Espanha, duas vezes rei do mundo, perdeu jogos disputados para Portugal nas últimas finais mundiais e europeias, mas registou resultados amigáveis ​​positivos nos últimos anos, incluindo uma vitória por 6-0 sobre os seus rivais ibéricos. O técnico Fede Vidal conta com o considerável talento de Chino, Adolfo Fernandez e Miguel Mellado. O Irã terminou em terceiro na Colômbia 2016, eliminando o Brasil no caminho, e acaba de conquistar a Copa Asiática de Futsal da AFC. Em Asghar Hassanzadeh, Moslem Oladghobad e Hossein Tayyebi, Vahid Shamsaei conta com três dos melhores jogadores do mundo em suas respectivas posições.

Fifa
Argentina tem uma das melhores seleções atualmente

A Argentina, que terminou em primeiro e segundo lugar respectivamente nas duas últimas Copas do Mundo de Futsal, completa os cinco primeiros. Nico Sarmiento, Lucas Tripodi e Kiki Vaporaki são artistas de elite, enquanto Angel Claudino se tornou um dos principais criadores do esporte.

A ascensão de Marrocos foi nada menos que meteórica. Eles destruíram o Kuwait por 7 a 1 na final da Copa Árabe de Futsal, derrotaram a Argentina por 7 a 0 em um amistoso, escaparam de todo o ano de 2023 invictos e conquistaram o Futsal AFCON 2024 em grande estilo. Bilal Bakkali, Soufian Charraoui, Soufiane El-Mesrar e companhia ameaçam agora fazer de Marrocos a primeira nação fora da Europa ou da América do Sul a erguer o troféu de maior prestígio do desporto.

Fifa
Marrocos faturou recentemente o título na África

A França também deu passos largos nos últimos anos. O brilhantismo de Abdessamad Mohammed e Souheil Mouhoudine levou-os à final mundial pela primeira vez, enquanto derrotaram o Brasil em um amistoso no mês passado.

Fifa
França vai para a Copa pela primeira vez

Participantes do Uzbequistão 2024

1º – Brasil 2º – Portugal 3º – Espanha 4º – IR Irã 5º – Argentina 6º – Marrocos 8º – Cazaquistão 9º – Tailândia 10º – França 11º – Uzbequistão 12º – Ucrânia 13º – Paraguai 16º – Croácia 19º – Nova Zelândia 21º – Venezuela 30º – Afeganistão 31º – Costa Rica 34º – Tadjiquistão 36º – Holanda 40º – Guatemala 44º – Panamá 47º – Angola 50º – Líbia 78º – Cuba