Conmebol
Brasil levantou a taça pela terceira vez

A Seleção Canarinho conquistou pela 3ª vez a Zona Norte na CONMEBOL Liga Evolução Futsal 2023, disputada em Foz do Iguaçu. O Brasil é o maior ganhador do certame e agora definirá o título continental ante a Argentina, ganhadora da Zona Sul deste ano.

A equipe brasileira venceu a CONMEBOL Futsal Liga Evolução 2023 – Zona Norte 2023 de forma invicta, após derrotar a Colômbia nas duas categorias, neste domingo (12), na última jornada da competição que foi disputada em sua totalidade no Centro Esportivo Costa Cavalcanti, na cidade de Foz do Iguaçu – Brasil.

Na outra partida da 5ª jornada, Venezuela bateu Peru por 3 a 1 na categoria sub-20, enquanto a equipe principal ficou no empate sem gols. A tabela geral coloca o Brasil no topo com 24 pontos, seguido pelo Peru com 13, Colômbia com 9, Equador com 7 e Venezuela com 5.

– Sub-20 –

Peru conseguiu ficar em segundo lugar no torneio com uma vitória de 3 a 1 sobre a Venezuela.

Cristian Palomino (16’16”) colocou o Peru no caminho da vitória com uma excelente finalização, porém a partida acabou empatando com a conversão de Aaron Ruíz (13’24”).

Foi só no segundo tempo que a Bicolor mudar o rumo do jogo a seu favor, com gols do craque Denilson Zegarra (9’17”) e Alex Chinchay (1’45”).

Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, no outro jogo da categoria, com gols de João Nogueira (8’20”) e Paulo Nunes (14’53”) marcando para o time ‘cafetero’, Douglas Garcia (0’26”).

– Seleção Adulta –

As equipes do Peru e da Venezuela empataram no primeiro e único 0-0 na CONMEBOL Liga Evolução – Zona Norte 2023.

Julian Pardo (18’49”) conduziu o triunfo da Colômbia na derrota por 3 a 1 para o Brasil, que teve dificuldades para empatar e só o fez no segundo tempo por meio de um inesperado artilheiro, o goleiro Vanderson (7’72”).

O jogo se tornou mais emocionante nos minutos finais e teve idas e vindas, até que uma grande jogada coletiva, com toques precisos do time da casa, terminou com gol de Hugo De Souza (4’05”).

E, em um contra letal, João de Moraes (1’16’’) inflou a rede para manter a série triunfante da Verde-Amarela.

– Destaques-

Melhor goleiro: Vitor ‘Pato’ Springer (BRA- Sub20)

Artilheiro: Matheus Moura (BRA), com 5 tantos

Reconhecimento Evolução (Fair Play): Venezuela

– CONMEBOL Liga Evolução –

A CONMEBOL Liga Evolução é um torneio organizado pela Direção de Desenvolvimento e disputado no âmbito do Programa CONMEBOL Evolução. É realizado em duas zonas, Norte e Sul, com cinco equipes cada, em duas disciplinas e duas categorias, Beach Soccer e Futsal; Sub-20 e Adulta, respectivamente.

Os vencedores das zonas posteriormente se enfrentam em uma final de jogo duplo entre ambas as categorias para conhecer o campeão continental.