fifa
Taça do Mundial será entregue a Seleção campeã no dia 6 de outubro

Os primeiros três confrontos no caminho do hexa mundial para a Seleção Brasileira de futsal masculino serão conhecidos neste domingo (26), em Samarcanda, no Uzbequistão. A Fifa – Federação das Associações de Futebol – realizará o sorteio dos seis grupos com as 24 seleções classificadas para a Copa do Mundo. O evento começa às 13 horas, pelo horário de Brasília.

O Brasil, que lidera o ranking da modalidade, está no pote 1 e será um dos seis cabeças-de-chave, ao lado dos anfitriões, o Uzbequistão; das duas últimas campeãs, Portugal e Argentina; e de outras duas equipes mais bem colocadas no ranking – Espanha e Irã. A Seleção Brasileira não vence a Copa do Mundo desde 2012. Em 2016, o time caiu nos pênaltis, nas oitavas de final, para o Irã. E em 2021, na Lituânia, foi “vítima” da Argentina, nas semifinais.

Os demais potes do sorteio foram definidos conforme o ranking atual do futsal da Fifa e as regras prévias seguirão os mesmos moldes do futebol: seleções de um mesmo continente não poderão estar no mesmo grupo, com exceção dos europeus, que possuem sete times confirmados para apenas seis grupos.

Pote 1 – Uzbequistão, Brasil, Portugal, Espanha, Irã e Argentina.
Pote 2 – Marrocos, Cazaquistão, Tailândia, França, Ucrânia e Paraguai.
Pote 3 – Croácia, Nova Zelândia, Venezuela, Afeganistão, Costa Rica e Tadjiquistão.
Pote 4 – Holanda, Guatemala, Panamá, Angola, Líbia e Cuba.

Este será o 10º Mundial organizado pela Fifa desde 1989. O Brasil tem cinco títulos, seguido de Espanha com dois, Argentina e Portugal com um cada. Nesta edição, serão quatro seleções estreantes na Copa: França, Afeganistão, Tadjiquistão e Nova Zelândia.

O sorteio deste domingo (26) será realizado na cidade de Samarcanda, no sudeste do Uzbequistão, distante 305 quilômetros da capital, Tashkent. A cidade, que não será uma das sedes da Copa (os jogos acontecerão em Tashkent, Andijan e Bucara) , é patrimônio mundial da Unesco desde 2001. A cerimônia será realizada na histórica Praça Registán, reconhecido como um dos cenários mais marcantes da chamada “Rota da Seda”. O local conta com enormes mosaicos azuis, dispostos em uma ampla praça.