FIFA
Tajiquistão se aproxima do Mundial

O Tajiquistão está a caminho da sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA™. O golo de Fayzali Sardorov no prolongamento garantiu a vitória por 2-1 sobre o Afeganistão nos quartas-de-final da Taça Asiática de Futsal da AFC e garantiu que a Ásia Central terá três representantes quando sediar uma competição da FIFA pela primeira vez no final deste ano. O Uzbequistão qualificou-se como anfitrião, enquanto a força global Cazaquistão juntou-se a eles.

O Afeganistão, que se candidata a participar no primeiro torneio da FIFA desde 1948, poderá ter uma tábua de salvação ainda hoje. Se o Uzbequistão vencer o Vietnam nos quartas-de-final, o Afeganistão entrará nos play-offs de quatro nações para a última passagem do continente para as finais globais.

Um gol fortuito colocou o Tajiquistão na frente, mas Farzad Mahmoodi empatou com um remate forte. Depois disso, um excelente goleiro de Firuz Bekmurodov manteve os tadjiques e, quando teve uma chance, Sardorov aproveitou-a com desenvoltura.

“Finalmente meu sonho se tornou realidade: competir em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA”, disse Sardorov à FIFA . “As emoções são indescritíveis.”

“Foi um jogo muito difícil contra o Afeganistão, mas conseguimos uma vitória histórica. O jogo consumiu muita energia de nós. Pela primeira vez na história chegamos às semifinais da Copa Asiática. Obrigado a todos pelo apoio!”

FIFA
Festa pela classificação

O resultado garante que o Tajiquistão irá eclipsar o seu melhor resultado de sempre na Taça Asiática de Futsal, que foi atingir os quartas-de-final em 2007 e 2022. A equipa de Pairav ​​Vohidov irá agora defrontar o vencedor da Tailândia-Iraque nas semifinais.

O Tajiquistão já se classificou para uma segunda competição da FIFA, tendo participado da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA™ em 2007 e 2019. Chegou à fase eliminatória na primeira, perdendo nos pênaltis para o Peru nas oitavas de final.

“Nossas partidas mais difíceis do torneio”, disse o técnico Vohidov à FIFA. “Mas conseguimos, vencemos o Afeganistão e ganhamos uma passagem para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2024!”

“As emoções são as mais inesquecíveis, pois pela primeira vez na história a nossa seleção de futsal participará de uma Copa do Mundo. Gostaria de agradecer a todos os jogadores, a toda a comissão técnica, à Federação de Futebol do Tajiquistão e aos nossos adeptos por esta conquista maravilhosa.”

O Tajiquistão se juntará aos estreantes França e Nova Zelândia no Uzbequistão 2024.