LNFS

Aureli Más (Barça) e José Tirado (Mallorca Palma Futsal) no sorteio da Champions League. Foto: LNFS

O Barça, atual campeão, e o Mallorca Palma Futsal, estreante, já conhecem seus rivais na Ronda de Elite da UEFA Champions League. A equipe do Barça está classificada no Grupo D e terá que viajar para a Croácia para enfrentar o croata Pula Futsal, o belga Sporting Anderlecht e o romeno United Galati. Por seu lado, a equipa das Baleares vai receber o Grupo B em Son Moix e vai receber o croata Novo Vrijeme Makarska, o esloveno Dobovec e o polaco Piast Gliwice.

O sorteio da ronda de elite da UEFA Champions League viu ainda um duelo no Grupo C entre campeões continentais como o Benfica, liderado pelo treinador espanhol José María Pazos ‘Pulpis’, e Kairat Almaty, que será o anfitrião. Seus rivais também serão o maltês Luxol St. Andrews e o tcheco FK Chrudim.

Por fim, no Grupo A, o italiano Feldi Eboli será o anfitrião e defrontará o Sporting de Portugal, o ucraniano Uragan e o sérvio Loznica-Grad.

Depois de dividir os 16 participantes que passam a fase principal em quatro grupos que decidirão os finalistas das eliminatórias. A rodada de elite será disputada de 22 a 27 de novembro e os quatro vencedores dos grupos avançam para a fase final nos dias 4 ou 5 de maio e 6 ou 7, com o anfitrião a ser confirmado.

Grupos da Ronda de Elite

Grupo A: Sporting CP (POR), Uragan lvano-Frankivsk (UKR), Loznica-Grad 2018 (SRB), Città di Eboli (ITA, anfitriões)

Grupo B: Mallorca Palma Futsal (ESP, anfitrião), Novo Vrijeme Makarska (CRO), Dobovec (SVN), Piast Gliwice (POL)

Grupo C: Benfica (POR), Luxol St. Andrews (MLT), Chrudim (CZE), Kairat Almaty (KAZ, anfitrião)

Grupo D: Barça (ESP, campeão), Sporting Anderlecht Futsal (BEL), United Galati (ROU), Futsal Pula (CRO, anfitrião)

O Barça conquistou seu quarto título na temporada passada e espera igualar o recorde de cinco da Inter. O Sporting CP perdeu a final de 2022, mas venceu em 2019 e 2021; eles e o Barça dividiram os quatro títulos desde a mudança de nome da Taça UEFA Futsal 2018/19.

Kairat (2011 e 2013) e Benfica (2010) também foram campeões. A seleção cazaque participa pela 19ª vez, um recorde, e o Araz, bronze em 2014, pela 17ª vez. O Anderlecht se apresentou anteriormente como Halle-Gooik.

A Croácia tem dois estreantes (Novo Vrijeme Makarska e Pula), que se enfrentaram no Grupo 2 da rodada principal. Feldi Eboli, Mallorca Palma Futsal e Pula estreiam-se na competição nesta jornada, e Loznica, Örebro e Piast fazem o mesmo nas suas primeiras campanhas europeias.

O Luxol é a primeira equipa de Malta a chegar à ronda de elite. O United Galati também está pela primeira vez na ronda de elite, mas jogou nos oitavos-de-final em 2020/21.