LNFS

Ferrão, do Barça, finaliza a gol contra o Fede, do Levante UD. Foto: LNFS

Barça e Levante vão defrontar os seus rivais na ronda de elite da UEFA Futsal Champions League, no sorteio a realizar na quarta-feira, 3 de novembro, às 14h00 CET, em transmissão no UEFA.COM, naquele em que estão as 16 melhores equipas da Europa será dividido em quatro grupos. A rodada de elite será disputada de 30 de novembro a 5 de dezembro. Os quatro vencedores dos grupos avançam para a fase final, que está marcada para os dias 28 ou 29 de abril e 30 de abril ou 1º de maio e cujo local ainda não foi confirmado.

A escolha dos locais e a proteção dos confrontos entre os titulares são as duas condições que deixam pouco espaço para surpresas no sorteio da Liga dos Campeões que se realiza esta quarta-feira, às 14h00, na sede da UEFA, em Nyon.

O Barça já sabe com certeza que vai jogar a Ronda de Elite na República Checa com Plzen como anfitrião, e os dois rivais que vão completar o grupo de equipas não classificadas ainda não foram vistos. Por seu turno, o Levante poderia jogar em Portugal contra o Sporting ou o Benfica ou fazê-lo na Rússia contra o Tyumen e o Kairat.

Os anfitriões da Ronda de Elite são o Benfica, Sporting de Portugal, Tyumen e Plzen. O Barça não pode defrontar as duas equipas portuguesas porque são as primeiras do grupo na Ronda Principal. E as condições do sorteio significam que o Kairat só pode enfrentar o Tyumen, porque é o primeiro do grupo como o Barça, e porque já coincidiu com o Plzen na Ronda Principal.

Assim, o empate deixa apenas uma opção possível: o emparelhamento entre Plzen e Barça, o que significa que os homens de Jesús Velasco já sabem um dia antes do sorteio que vão jogar a Ronda de Elite na República Checa. A equipe de Diego Ríos terá que esperar para saber seu destino.

O que teremos de esperar até quarta-feira é descobrir os outros dois rivais do grupo do Barça. Eles virão do hype das equipes que não são semeadas. O grupo do Barça e do Plzen será completado por duas dessas oito equipes: Halle-Gooik (Bélgica); Dobovec (Eslovênia); Viten Orsha (Bielo-Rússia); Haladas (Hungria); Uragan (Ucrânia); Olmissum (Croácia); e Hovocubo (Holanda).

Sporting e Benfica, ou, na sua falta, se tiverem de jogar com o Tyumen como organizador, figuram na lista dos rivais do Levante como sementes e anfitriões. O grupo se completaria com duas dessas oito equipes: Halle-Gooik (Bélgica); Dobovec (Eslovênia); Viten Orsha (Bielo-Rússia); Haladas (Hungria); Uragan (Ucrânia, apenas se jogar em Lisboa); Olmissum (Croácia); e Hovocubo (Holanda).

As equipes são divididas em três tipos de sementes com base no resultado na rodada principal: Vencedores da rota A (posição 1, quatro equipes); segundo classificado da rota A (posição 2, quatro equipes); terceiro na rota A e primeiro no grupo na rota B (posições 3 e 4, oito equipes).

Os vencedores da fase principal não devem enfrentar os segundos classificados do mesmo grupo. Não há proteção por país e as restrições serão confirmadas antes do sorteio. Além disso, com base numa decisão do Painel de Emergência da UEFA, os clubes da Ucrânia e da Rússia não podem pertencer ao mesmo grupo.

Alguns clubes serão selecionados como possíveis anfitriões de um mini-torneio e serão sorteados separadamente, começando no Pote 1, mantendo sua posição de cabeça de chave. As equipes do Pote 2 (posições 3 e 4) são sorteadas, ocupando as posições restantes na posição 4 antes de completar a posição 3. Em seguida, são sorteados os Potes 3 (posição 2) e 4 (posição 1), ocupando as demais vagas disponíveis nos grupos.

Pote 1

Benfica (POR, 1), Sporting CP (POR, 1), SK Plzeň (CZE, 2), Tyumen (RUS, 4)

Pote 2

Halle-Gooik (BEL), Dobovec (SVN), Viten Orsha (BLR), Haladás (HUN), Uragan Ivano-Frankivsk (UKR), Olmissum (CRO), Hovocubo (NED)

Pote 3

Sinara Ekaterinburg (RUS), ACCS Asnières Villeneuve 92 (FRA), Levante (ESP)

Pote 4

Barça (ESP, 3), Kairat Almaty (KAZ, 4