LNFS

Equipes largaram em vantagem na competição. Foto: LNFS

 

 

 

Barça e Jimbee Cartagena tornam-se nas primeiras equipes a apurar-se para a Taça de Espanha 2023. A formação catalã ultrapassou o Xota FS (1-3) e consolidou a liderança com 28 pontos que levam à classificação matemática para o torneio que se disputa a partir de quinta-feira 9 a domingo, 12 de fevereiro de 2023, em local ainda a ser confirmado. Enquanto isso, a equipa de Cartagena fez o mesmo frente a Noia Portus Apostoli (2-1) conseguindo assim a passagem pela terceira temporada consecutiva ao torneio por excelência do futsal nacional. Tanto blaugranas quanto albirrojos vão agora tentar garantir a classificação na Copa da Espanha para o que precisam para terminar entre os dois primeiros na primeira rodada da temporada regular.

O Barça buscará o sétimo título da Copa da Espanha em 2023, depois de conseguir a passagem para o encontro desta 12ª rodada do Campeonato Espanhol. A equipa comandada por Jesús Velasco, líder ao longo desta primeira mão do campeonato da Primera División, vai defender o título conquistado na edição de 2022 numa bizarra marcação de grandes penalidades frente ao ElPozo Murcia. Após o jogo terminar em 3 a 3 no placar, o Barça venceu por 7 a 6 do ponto fatídico após uma resolução incrível, na qual os murcianos chegaram a comemorar o título antes que alguns chutes tivessem que ser repetidos. Foi o primeiro título de taça de Jesús Velasco, porque os dois anteriores vieram com Andreu Plaza em 2019 e 2020. De fato, o Barça disputou as últimas quatro finais desta competição.

A Taça de Espanha será o primeiro título em jogo para uma equipa blaugrana que aspirou a todos os títulos em disputa, para repetir ou mesmo melhorar a incrível bagagem da época passada. No entanto, já sabe que não conseguirá levantar o pivô continental ao cair na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League sem ter perdido um jogo. O belga Anderlecht arrebatou o passaporte deles por um único gol de diferença no total.

Por seu turno, a vitória de Jimbee Cartagena sobre o Noia Portus Apostoli (2-1) permitiu à equipa de Duda disputar a Taça de Espanha de Futsal pela terceira época consecutiva, com o claro objetivo de disputar a sua primeira final desta competição. Os pupilos de Duda estão bem na competição do campeonato, onde depois de um início hesitante alcançaram as primeiras posições, e nesta temporada não abrem mão de nada. Na edição do ano passado perdeu nas Semifinais para o que viria a ser o campeão, o Barça, por 3-1. Em 2021, em Madrid, também foram eliminados pela equipa que acabaria por levantar o título. Neste caso, foi o Inter FS quem venceu por 0 a 2 nas semifinais, com gols de Dani Saldise e Cecilio.

Essa foi a melhor atuação recente do time melão na Copa da Espanha. Na fase anterior na elite de um time da cidade portuária, o então Polaris World Cartagena também teve o melhor resultado nas semifinais na edição de 2004. Jimbee Cartagena aspira ao seu primeiro título depois de ter ficado nas quartas de final da Liga nos últimos edições e criar um plantel de alto nível sob as ordens de Duda. Nas últimas jornadas, têm mostrado o seu potencial ao vencer, entre outros, o ElPozo Murcia Costa Cálida no duelo regional.