Edson Castro
Tecnologia a serviço do Atlântico

Campeão da Liga Nacional de Futsal em 2023 e somado a tantas outras conquistas anteriores, o Atlântico é atualmente um dos principais clubes de futsal do Brasil. E para se manter competitivo, tem aliado a tecnologia, através de ferramentas que auxiliam a comissão técnica e atletas a buscarem a melhor preparação em busca dos melhores resultados.

Nesta semana, mais uma novidade começou a ser implantada pelo Clube: a avaliação cognitiva dos goleiros da equipe adulta. Convidado pelo Atlântico, o preparador físico e professor Marcelo Barro, realizou testes com João Paulo, Alê Falcone e Renan.

De acordo com ele, a avaliação cognitiva busca cinco dados principais: atenção, qualidade de reação, qualidade da tomada de decisão, visão periférica e controle de impulsividade. “A partir disso, vai ser possível programar treinos e focar em aspectos importantes para os atletas evoluírem. A tecnologia vem para contribuir com o desempenho”, destaca Marcelo.

O preparador de goleiros e analista de desempenho do Galo, Igor Braga, enfatiza que o objetivo é buscar evolução. “Já atuamos com trabalhos físicos, técnicos e táticos e agora teremos o incremento da avaliação voltada a parte mental e baseado nestes dados, aumentar a qualidade de treinos e fazer com que os atletas tenham desempenhos cada vez melhores”, completa.