Edson Castro
Atlântico faturou a LNF em 2023

Visando disputar competições internacionais, o Atlântico lançou um projeto audacioso para as próximas três temporadas. O time de Erechim quer repetir a sequência de títulos entre os anos de 2013 a 2015, quando venceu a Taça Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes.

— Em 2013, em um projeto pensando nos três anos seguintes, planejamos vencer a Taça Brasil, para que, vencendo ela, pudéssemos jogar a Libertadores, que até então não imaginávamos. Vencemos a Taça Brasil em 2013. Vencemos a Libertadores 2014. Isso nos credenciou para disputarmos o Mundial de Clubes em 2015, que era algo que nem mesmo os mais fanáticos dos torcedores imaginavam. E conquistamos esse título diante do campeão europeu, o Kairat. Fechamos esse ciclo de três anos sempre com títulos relevantes e é isso que teremos repetir neste e nos próximos dois anos — destacou Elton Dalla Vecchia, supervisor de futsal do Atlântico.

Para os diretores do clube, a conquista inédita da Liga Nacional de Futsal em 2023 fez com que todos sonhassem mais adiante e não se acomodassem. Por isso, a maior novidade para a temporada 2024 é que o Atlântico voltará a jogar competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que lhe credencia a disputar competições internacionais nos próximos anos.

O supervisor de futsal explicou qual será o caminho para chegar até estas competições, visto que o projeto inicia neste ano e irá até 2026:

Copa dos Campeões: dá vaga para a Copa Sul. Quem vencer a Copa Sul irá disputar a Supercopa em 2025. O vencedor irá disputar a Libertadores em 2026;

Série Ouro: dá vaga para a Taça Brasil de 2025 (competição que reúne os campeões estaduais);

Copa do Brasil: projeta o vencedor para a Supercopa 2025 e posteriormente à Libertadores;

Copa RS: dá vaga para disputar a Copa do Brasil em 2025.

Além destas competições, o time de Erechim também disputará a Liga Nacional e a Liga Gaúcha. Sendo assim, Elton Dalla Vecchia comentou que como a maioria delas irão coincidir no período de disputa, o clube pode abrir mão de alguma, visto que no final, levam para o mesmo caminho.

Confira o calendário do Atlântico em 2024:

Liga Nacional: março à dezembro

Copa dos Campeões: abril

Copa do Brasil: abril à agosto

Série Ouro: abril à novembro

Gauchão de Futsal: abril à dezembro

Copa RS: setembro à novembro

Se vencer a Copa dos Campeões irá disputar a Copa Sul, em outubro

Atlântico foi campeão mundial em 2015.