Ao invés daquele treino físico, desgastante e sempre puxado no começo de cada pré-temporada, nada melhor que uma movimentação com bola. Assim foi o treino na tarde de ontem para a Assoeva/Unisc/ALM, na quadra do Poliesportivo. Prestes a completar a primeira semana de trabalhos físicos, a comissão técnica optou em antecipar alguma movimentação de ordem tática até pelo fato da primeira competição do ano não estar mais tão distante assim – tem a Supercopa de Futsal, de 16 a 20 de fevereiro, em Capão da Canoa.

“A mescla entre a preparação física e uma ênfase aos poucos com os trabalhos com bola serve para ambientar ainda mais todo o grupo. Tem gente nova no plantel, e isso serve para aqueles que aqui já estão ir conhecendo os demais colegas”, destacou o goleiro Quinzinho. Ele também acrescentou que é bom começar aos poucos, analisar como se comportam diante daquilo que o técnico Malafaia pretende impôr em termos de atuação da equipe e rendimento de cada atleta. “Penso que estes também pensem da mesma forma, ainda mais que estamos apenas no começo de um longo ano. Temos duas competições bem próximas e precisamos chegar bem”, disse o goleiro.

Na movimentação de ontem, à tarde, Malafaia dividiu o grupo em quartetos, enquanto que os goleiros revezavam na posição. Em dois momentos, o comandante chamou o grupo para o centro da quadra onde passou as devidas orientações. “O desempenho de modo geral do grupo depende da vontade e disposição de cada um de vocês”, alertou o técnico. A movimentação foi intensa, a exemplo da marcação e algumas belas jogadas individuais.

Hoje, amanhã e sexta-feira a Assoeva mantém os trabalhos em dois turnos. Na semana seguinte mais trabalhos com bola devem ser realizados já prevendo a disputa do torneio no litoral gaúcho.

Notícia: Roni Muller/Folha do Mate