Roni Muller
Assoeva aposta na base em 2024

O 2024 promete ser mais intenso ainda para a Assoeva. Além da Liga Nacional de Futsal (LNF) e o Gauchão de Futsal Série A, a equipe de Venâncio Aires está entre os 24 clubes que irão disputar a primeira edição do Talentos LNF 2024.

A competição é exclusiva para a categoria Sub-20 e objetiva incentivar a revelação de novos talentos para a modalidade. Nesta semana, quem confirmou a participação da Assoeva foi o presidente do clube Marcelo Fonseca. Durante entrevista, o líder ressaltou que vê com bons olhos a competição. “É o momento de oportunizarmos nossa base mais jovem em disputar uma competição nacional. Pretendemos para tanto dar oportunidade para boa parte dos jogadores da nosa cidade. Dentro do próprio planejamento de trabalho da categoria adulta, chegamos ao consenso que de sete a oito atletas da Sub-20 farão parte dos trabalhos diários. Isso já nos garante um melhor condicionamento físico de todos, será uma maior experiência à essa jovem base. Todos terão uma maior vivência com os jogadores mais experientes. Tudo isso poderá ser um diferencial mais à frente”, destaca o presidente Marcelo.

Para ele, a formação de atletas é o objetivo principal. “É a categoria que nos permite formar jogadores para o plantel adulto. A gente está muito satisfeito com o que está acontecendo nessa categoria pois temos revelado bons valores”, disse o líder.

O supervisor da Assoeva, Eliel Hammes, que esteve em Toledo, no Paraná, participando da reunião técnica da LNF no dia 16, aponta que a classificatória será ao longo dos meses de maio, junho e julho. “Serão jogos de ida e volta dentro dos grupos. Passam 12 e para fechar o grupo dos 16, mais quatro melhores terceiros também irão se classificar”, explica o dirigente. Com a definição dos 16 classificados, os confrontos das oitavas serão por meio de sorteio.

Na fase classificatória, as equipes jogarão em turno e returno dentro do próprio grupo. Os dois melhores classificados de cada, além dos quatro melhores terceiros, avançam para a fase eliminatória, quando haverá um novo sorteio dos confrontos e mandos. Em caso de igualdade nos duelos de playoffs, haverá a disputa de pênaltis para definir o classificado.

Tratativas para garantir suporte financeiro

Na semana que antecede as eleições do clube, Fonseca, que pelo que tudo indica será aclamado para mais uma gestão, as conversações nos últimos dias dão conta da renovação com o grupo de patrocinadores e a busca por novos parceiros.

“O momento exige cautela. Estamos trabalhando muito forte na permanência do grupo atual e na busca por novos patrocinadores. Posso assegurar que o trabalho é constante na busca por recursos financeiros. Contamos com o Poder Público, algumas emendas impositivas proveniente da Câmara de Vereadores e a iniciativa privada que é o grande apoiador da Assoeva”, comentou o líder.

Conforme o presidente, alguns contratos foram renovados. É o caso da Transportadora Augusta, Super Lenz e Madeireira Haas. Com a Unisc está tudo encaminhado para a permanência da parceria. “Hoje o trabalho é mesmo na busca pelo suporte financeiro para manter a equipe em 2024.

Em relação a equipe de trabalho para o próximo ano, Fonseca apenas confirmou a renovação de contrato com o técnico Fernando Malafaia. “O que posso antecipar é que o grupo já está fechado. Temos uma lista de atletas acertados, algumas permanências e uma boa base presente da Sub-20. Em breve os nomes serão divulgados”, completa o presidente.