Ulisses Castro

Profissional da arbitragem repassou orientações aos jogadores da ACBF. Foto: Ulisses Castro

A Liga Nacional de Futsal está prestes a começar e a ACBF está na reta final da preparação. Nesta quinta-feira, antes do treino da tarde, os atletas tiveram uma palestra com o árbitro Peter Maia sobre as mudanças nas regras do futsal.

No encontro de aproximadamente uma hora, Maia explicou as mudanças e tirou dúvidas dos atletas. Entre as alterações, dois pontos chamaram mais a atenção dos atletas: “No tiro de meta, agora o goleiro pode tocar para o companheiro dentro da própria área. Houve mudanças no cartão amarelo, como num lance onde o atleta empurra a trave do gol de propósito. Esses detalhes me chamaram mais atenção”, avaliou o capitão Bruno Souza.

O atleta da ACBF afirma que a conversa com o árbitro Peter Maia foi importante para tirar as dúvidas em relação às mudanças na regra. “Isso precisa ser bem esclarecido, precisamos entrar na competição sem nenhuma dúvida. A gente sabe que o futsal é um esporte onde as coisas são decididas no detalhe. Com as mudanças na regra, são mais detalhes para que possamos absorver e tomar as melhores decisões no jogo”, completou.

O supervisor da equipe laranja, Lavoisier Freire, avaliou como positivo a palestra com o árbitro, sobretudo, poucos dias antes do início da LNF. “Elucidou muito, pois existiam muitas dúvidas em relação às regras. De forma simples, ele explicou tudo. Passamos as orientações aos atletas, mas o Peter, sendo árbitro, consegue explicar de forma mais didática. Como as regras dos goleiros, bloqueios, interpretação. Pequenos detalhes das regras que, mostradas por um juiz, são melhores assimilados pelos atletas. Era uma responsabilidade nossa proporcionar isso aos jogadores. Estamos chegando perto da estreia na LNF e essas explicações ficam mais marcadas na memória do atleta. Por isso, decidimos proporcionar essa palestra neste momento”, explicou o dirigente.

Ulisses Castro

Árbitro Peter Maia falou com os atletas da ACBF. Foto: Ulisses Castro