Lucas Gabriel
Esporte Futuro bateu o Cascavel em duelo regional

O Paraná é o Estado com o maior número de representantes na Liga Nacional de Futsal. São sete clubes: Cascavel, Campo Mourão, Esporte Futuro/Toledo, Pato Futsal, Foz Cataratas, Umuarama e Marreco. A 2ª rodada da competição nacional termina nesta terça-feira (4) com o duelo entre Joinville e Taubaté às 19h, ou seja, todos os paranaenses já estiveram em quadra duas vezes na LNF.

Mesmo com um número expressivo, até agora dos 13 jogos dos times paranaenses, apenas um confronto entre eles aconteceu até o momento. Foi o clássico da soja entre Esporte Futuro e Cascavel, no Ginásio Alcides Pan, vencido pelo representante toledano.

Até agora o aproveitamento dos times do Paraná na Liga Nacional de Futsal está dentro do que se esperava para um início de competição. Dos sete, Campo Mourão, Pato Futsal, Foz Cataratas e Umuarama ainda não estrearam em casa. Cascavel, Esporte Futuro/Toledo e Marreco já jogaram em casa e fora.

Nas duas rodadas iniciais o Paraná conquistou cinco vitórias dois empates e duas derrotas. Dos 39 pontos possíveis, lembrando sempre do confronto direto entre Cascavel e Esporte Futuro/Toledo, o Estado somou apenas 17 pontos, o que significa um aproveitamento de 43,58%. Os paranaenses anotaram 36 gols e sofreram 49, um saldo negativo de 13 gols. Essa conta desequilibra por conta de duas goleadas: o Foz perdeu para o Jaraguá por 7 a 0 e o Marreco foi atropelado em casa pelo Atlântico por 8 a 3.

O aproveitamento dentro do esperado leva em consideração que dos 13 jogos, 10 foram como visitantes. Dos jogos como mandantes, o Cascavel venceu o Tubarão, o Marreco perdeu para o Atlântico e o Esporte Futuro do bateu o próprio Cascavel. O Pato é o único que não venceu, mas que também não perdeu na competição, dos times paranaenses. Foram dois empates em 2 a 2 com Assoeva e Corinthians. O Campo Mourão é o único representante do Paraná que ainda não venceu: derrota para o Corinthians por 4 a 2 e para o Santo André de 2 a 1, ambas fora de casa.

Cascavel, Esporte Futuro, Foz Cataratas, Umuarama e Marreco tem uma vitória e uma derrota cada. Na tabela de classificação, o Cascavel aparece como melhor colocado dos clubes do Estado, em 8º. O Esporte Futuro/Toledo é o 9º, o Foz Cataratas 12º, o Marreco 13º e o Umuarama o 16º, cada um com três pontos. O Pato Futsal é o 17º, com dois pontos e o Campo Mourão o 22º, ainda sem pontuar.

No fim de semana, e começo da próxima, os paranaenses voltam à quadra, sem nenhum confronto entre eles. Teoricamente Esporte Futuro e Umuarama tem os compromissos mais complicados. O Porco encara o Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul, na sexta-feira (7), enquanto o Umuarama terá o Joinville no Amário Vieira da Costa, no sábado (8). No mesmo dia o Campo Mourão duela com o Jaraguá diante da sua torcida. No domingo (9) o Cascavel recebe o Minas e o Marreco visita o São José em São Paulo. Na segunda-feira (10) o Pato estreia em casa e o Foz Cataratas também joga pela primeira vez como mandante contra o Praia Clube.