A Seleção Nacional de Portugal cumpre esta quarta-feira os últimos treinos em solo luso antes de viajar para a Lituânia, onde vai disputar o Campeonato do Mundo. A Equipe das Quinas concentrou-se a 8 de agosto, tendo cumprindo duas semanas de preparação em Rio Maior e outras duas em Viseu, realizando sete partidas de preparação. A comitiva lusa cumpre esta tarde o seu último de três treino no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, antes de viajar para Kaunas, na quinta-feira (9 de setembro), pelas 11h00. Portugal inicia a sua participação no Campeonato do Mundo a 13 de setembro, com a partida diante de Marrocos.

André Sousa rende Edu

Edu testou positivo à Covid-19 na terça-feira e foi dispensado dos trabalhos da Equipa das Quinas. O Selecionador Nacional, Jorge Braz, chamou aos trabalhos o guarda-redes do SL Benfica André Sousa.

André Sousa feliz com chamada, lamenta ausência de Edu

André Sousa começou por lamentar a situação de Edu, dizendo que não estava á espera desta chamada.

“Nesta altura não contava ser chamado. Desde já quero mandar um forte abraço ao Edu. Não está a ser um momento fácil para ele. Não era isto que alguém desejasse. Resta-me desejar-lhe rápidas melhoras.”

Apesar de não ter iniciado os trabalhos com a Seleção, André Sousa explicou que se sente bem fisicamente e explicou que começou os trabalhos a 16 de agosto ao serviço do seu clube.

“Sinto-me bem. Comecei a trabalhar no Benfica a 16 de agosto. Estávamos com três semanas de trabalho – de trabalho intenso, típico de pré-época. Tenho estado a sentir-me bem. Já fiz alguns jogos de preparação também. Agora é mudar o ‘chip’ e amanhã seguimos para a Lituânia.”

O goleiro soma 96 convocações e esteve presente em seis fases finais pelo que a integração na equipa não será um problema – esteve e dois mundiais (Tailândia-20212 e Colômbia-2016) e em quatro Europeus (Hungria-2010, Croácia-2012, Bélgica-2014 e Eslovénia-2018). Foi chamado, chegou e ainda foi tempo de treinar, após ter pouco tempo para preparar tudo – ir buscar o passaporte, fazer teste Covid… A integração não será um problema, garante.

André Sousa falou de uma época difícil, da desilusão que foi não fazer parte dos convocados e destacou que estar nas grandes fases finais faz parte dos objetivos de carreira de todos os jogadores. Sublinhou ainda que esta não era a forma que gostaria de estar no Mundial, dado que foi pela infelicidade de um colega.

FPF

Goleiro tem experiência em partidas internacionais. Foto: FPF