FPF

Seleção portuguesa retoma preparação para as competições. Foto: FPF

A Seleção Nacional de Futsal cumpre, esta terça-feira, uma dupla sessão de treino no Multiusos de Gondomar, dando seguimento ao estágio de preparação. Todos estiveram à disposição de Jorge Braz, Selecionador Nacional. Portugal, recorde-se, vai disputar dois jogos de preparação diante da Bélgica, agendados para os dias quinta-feira (em Gondomar, 21h30) e sábado (Santo Tirso, 20h00). O jogo em Gondomar marcará a despedida de Ricardinho.

A formação comandada por Jorge Braz, que se sagrou bicampeã da Europa em fevereiro passado, começa a preparar a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo. Em declarações ao fpf.pt, André Coelho destacou que, depois dos troféus conquistados, o que interessa agora é foco total no novo ciclo: “É a continuação do trabalho, os títulos que conquistámos já fazem parte do passado e agora o que importa é o que vamos fazer daqui para a frente. Acabou a festa e agora é foco total nesta nova etapa que aí vem”, assegurou.

De acordo com o fixo, as recentes conquistas não são garantia de sucesso no futuro: “Ganhar títulos pela Seleção Nacional é sempre dificílimo. Somos vistos com outros olhos, todos olham para nós como o alvo a abater. A nossa tarefa é cada vez mais exigente. Vamos procurar manter a competitividade e o nosso nível”, acrescentou. O fixo salienta que os títulos conquistados já fazem parte do passado e que a equipa está muito motivada para encarar este novo ciclo.

A formação comandada por Jorge Braz, que se sagrou bicampeã da Europa em fevereiro passado, começa a preparar a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo.

O jogador do FC Barcelona, pelo qual venceu uma Taça de Espanha há poucos dias, realçou o excelente ambiente que se vive nesta equipa: “Todos queremos cá estar, principalmente com esta família e estes companheiros. É sempre uma felicidade enorme estar neste grupo. Estou muito feliz por estar aqui e agora é desfrutar e aproveitar desta semana que temos pela frente”, disse.

Relativamente aos encontros com a Bélgica, André Coelho destaca a importância de afinar estratégias: “São dois importantes jogos de preparação. Estamos à procura de continuar a melhorar e nada melhor do que termos estes jogos para colocarmos em prática as nossas estratégias. Estamos à espera de dois jogos difíceis, mas esperamos fazer um bom trabalho e dar alegrias às pessoas que certamente vão encher o pavilhão”, referiu.

A fechar, o fixo enalteceu ainda a homenagem preparada a Ricardinho, que se irá despedir em casa e cumprindo o sonho de entrar em campo com os filhos: “O Ricardinho é o melhor jogador de futsal de todos os tempos. Nunca ninguém chegou perto do nível dele e acho que dificilmente alguém chegará. É uma homenagem mais que justa ao maior embaixador da modalidade. É um colega e amigo que sempre deu tudo por nós. Pena para nós que será a última vez que vamos contar com ele dentro de campo”, disse.

Portugal e Bélgica já se defrontaram por 16 vezes, sendo que a Equipa das Quinas venceu em 9 ocasiões, enquanto os belgas triunfaram por 3 vezes e verificaram-se 4 empates.

Lista de convocados:

Goleiros: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona), Gonçalo Sobral (CRC Quinta dos Lombos), João Matos (Sporting CP) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Alas: Bruno Coelho (Napoli Futsal), Miguel Ângelo (Sporting CP), Miranda (Portimonense), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Ricardinho (ACCS Futsal) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM);

Universais: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);

Pivô: Hugo Neves (Eléctrico FC)