Dioço Pinto

Portugal inicia novo ciclo. Foto: Dioço Pinto

A Seleção Nacional de Portugal deu continuidade, esta terça-feira, aos trabalhos de preparação que antecedem o arranque da qualificação para o Mundial’2024. A Equipa das Quinas cumpriu mais uma dupla sessão de treinos no Multiusos de Paredes.

Entre os treinos, André Coelho falou ao fpf.pt e revelou muita satisfação por estar de volta à família do futsal: “O ambiente neste grupo é fantástico, como já é normal. Estamos muito felizes por estar com esta família novamente. Estas duas semanas que tivemos entre a Finalíssima e este estágio pareceram uma eternidade. Estamos a treinar bem e totalmente focados em começar este novo ciclo da melhor forma”, disse.

O último confronto entre Portugal e Bielorrússia foi disputado a 30 de janeiro de 2020, num jogo de qualificação para o Mundial’2021, competição que viria a ser ganha pela Equipa das Quinas. O fixo de 28 anos relembra esse encontro, que diz tratar-se de um alerta: “Esse foi um jogo dificílimo. Serve-nos de alerta e também de aprendizagem para este reencontro. É um novo ciclo, trata-se de um apuramento para um Mundial e não vamos facilitar. Ganhámos por 2-1 na Póvoa de Varzim e recordo-me que foi um duelo muito exigente. Já revimos esse jogo e temos de estar alerta para não dar nada à Bielorrússia e para começar esta qualificação com três pontos”, acrescentou.

O jogador do FC Barcelona fez ainda a análise à equipa bielorrusa: “Fisicamente é uma equipa muito forte. Defendem bem e apostam muito no contra-ataque. Nesse sentido temos de atacar pela certa para impedir saídas rápidas. Sabemos que não podemos permitir nada à Bielorrússia, é muito complicado depois dar a volta a um resultado contra um adversário destes. Neste tipo de qualificações não há margem de erro. Estamos totalmente focados em começar o apuramento com uma vitória”, concluiu.

Depois do jogo com a Bielorrússia segue-se a partida com a Lituânia, em Kaunas, a 11 de outubro, num jogo com início às 19h00 locais (na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental).

Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.