FPF

Equipe de Portugal tem torneio com grandes adversários pela frente. Foto: FPF

A Seleção Nacional  já está em Buenos Aires, onde vai disputar a Finalíssima, prova da UEFA/CONMEBOL, entre 15 e 18 de setembro, juntamente com Argentina, Espanha e Paraguai

A Equipas das Quinas aterrou esta segunda-feira, depois de uma longa viagem que teve ainda escala em Madrid, e realiza o seu primeiro treino pelas 18h00 locais (22h em Portugal Continental).  O primeiro encontro da Equipa das Quinas (bicampeã europeia) será diante do Paraguai (finalista vencido da Copa América), a 15 de setembro, pelas 17h00 locais (21h00 de Portugal Continental). No mesmo dia, Espanha (chamada para substituir a vice-campeã europeia Rússia) enfrenta a Argentina (vencedora da Copa América). A partida está agendada para as 19h45 locais (23h45 de Portugal Continental).

A 18 de setembro disputa-se a final (16h45 locais; 20h45 de Portugal Continental) e o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar (14h00 locais; 18h00 de Portugal Continental).

Afonso Jesus, internacional português de 24 anos, realça a motivação que todos sentem por estarem de volta à Seleção Nacional e lembra que está em jogo mais um título: “Em primeiro lugar, é muito importante para nós estarmos neste espaço novamente. É sempre um reconhecimento e uma grande responsabilidade. Termos a oportunidade de estarmos nesta prova é excelente. Serão certamente jogos muito competitivos e são estes momentos que todos ambicionam experiencias. Estar aqui e ter a chance de lutar por mais um título é fantástico”, revelou.

Recentemente, Portugal defrontou o Paraguai por duas vezes, em Viseu, em jogos de preparação para o Mundial 2021. O fixo/ala analisa o adversário de quinta-feira: “O Paraguai é uma equipa muito aguerrida e competente, que disputa todos os lances até à última. Os jogadores têm grande capacidade técnica e só mesmo no nosso melhor nível é que levaremos de vencida esta seleção paraguaia. Tenho a certeza que, para além de jogos muito competitivos, o público estará em peso e criará um ambiente muito bom nesta Finalíssima, como é habitual nos sul-americanos. Pelo pouco que conseguimos ver aqui nas ruas de Buenos Aires dá para perceber que as pessoas gostam tanto de futsal quanto nós”, acrescentou.

O internacional português ainda destacou a forma como se contraria este estilo de jogo sul-americano: “Temos de, no mínimo, nivelar os níveis de agressividade e competitividade. Mas, acima de tudo, é importante mantermos a nossa identidade e as nossas ideias. Os nossos níveis físicos estão a chegar ao melhor nível. Estaremos totalmente preparados e muito motivados para encarar esta competição”, referiu.

Eis a lista de convocados:

Goleiros: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (FC Barcelona) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Universal: Erick (Sporting CP);

Alas: Pany (Sporting CP), Bruno Coelho (SL Benfica), Mário Freitas (AD Fundão) e Silvestre (SL Benfica);

Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);

Pivô: Zicky (Sporting CP) e Hugo Neves (Sporting CP)

Programa da Seleção Nacional:

12 de setembro | segunda-feira

18h00: Treino – Cenard Hall

13 de setembro | terça-feira

11h00: Treino – Racing Club

18h00: Treino – Cenard Hall

14 de setembro | quarta-feira

11h30: Treino

15h00: Conferência de Imprensa com Selecionador Nacional + jogador a designar

15h30: Treino Oficial – Pavilhão Parque Roca

15 de setembro | quinta-feira

17h00: PORTUGAL x PARAGUAI – Pavilhão Parque Roca

16 de setembro | sexta-feira

18h00: Treino – Pavilhão Racing Club de Futsal

17 de setembro | sábado

18h00: Treino – Pavilhão Racing Club de Futsal

18 de setembro | domingo

Jogo a definir – Pavilhão Parque Roca

19 de setembro | segunda-feira

12h40: Partida para Madrid

20 de setembro | terça-feira

06h05: Chegada a Madrid

07h20: Partida para Lisboa

07h45: Chegada a Lisboa