A LNF (Liga Nacional de Futsal) caminha para terminar a temporada 2023 em grande estilo. No próximo final de semana a competição terá a sua grande final, disputada pela primeira vez em jogo único e com transmissão aberta na globo, dentro do Esporte Espetacular, além do sportv e LNFTV, no streaming. A partida decisiva será entre o Atlântico, do Rio Grande do Sul, e o Joinville, de Santa Catarina. A presença da LNF em TV aberta reforça o interesse do público e das marcas nessa competição já consolidada no país.

Juliano Schmidt
Joinville superou o Magnus na semifinal

O fim da temporada dentro das quadras conclui um ano especial para a competição, que tem investido para continuar crescendo. A final única e transmissão em TV aberta, grandes conquistas para essa temporada, são acompanhadas de investimentos em branding e engajamento dos torcedores. Recentemente, a entidade apostou e investiu na importância das redes sociais. A LNF trouxe a agência FENG, a mesma que atua no Brasileirão Masculino, Feminino, Seleção Brasileira Feminina, Maracanã e nove outros clubes nacionais, e que é referência em engajamento de fãs na América Latina, para produzir um conteúdo especial para a sua fase final nos Playoffs.

Ainda fora das quadras, todos os patrocinadores foram mantidos, além de atrair novos parceiros para a competição. O naming rights da competição ficou com a mrJack.bet, que chegou neste ano. Umbro, Krona e Cresol seguiram como patrocinadores da entidade, uma parceria de anos. Visando 2024, a LNF reestruturou toda a sua plataforma de patrocínios, em um processo de planejamento estratégico e comercial desenvolvido com a Golden Goal, empresa com 20 anos de mercado. Para o jogo decisivo da final no dia 17, às 10h, na globo, além dos patrocinadores atuais, a expectativa é contar com 6 a 8 grandes marcas internacionais, referências nos seus segmentos como anunciantes. São novas marcas, que nunca sequer pensaram em investir na modalidade, mas que viram o potencial da competição e oportunidades futuras.

Edson Castro
Atlântico superou o Cascavel na semifinal

Ampliando seu mercado, a LNF lançou o Talentos LNF para 2024, uma competição sub20 que dará à categoria um campeonato anual de longa duração com amplitude nacional, trazendo mais visibilidade da modalidade e das marcas envolvidas, além de dar oportunidade aos mais jovens. Outro lançamento da LNF foi a Liga de Acesso para 2025. As equipes da atual temporada serão ranqueadas neste ano e no próximo. No final de 2024, as vinte melhores campanhas seguirão na LNF em 2025, já as quatro restantes jogarão a Liga de Acesso, juntando-se à mais equipes convidadas e interessadas. É mais uma porta de entrada para a maior competição de futsal do mundo.

A temporada 2023 terminará em breve, mas com grandes evoluções dentro e fora das quadras, com perspectivas promissoras de audiência, engajamento e oportunidades para as marcas anunciantes de fora do mundo do Futsal se aproximarem da LNF.