Juliano Schmidt
Esporte é um dos mais praticados no Brasil

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) deu um passo significativo em direção à valorização dos esportes de criação nacional ao incorporar o futsal como um dos esportes apoiados pela entidade. Esta decisão representa um marco importante na história do esporte nacional, reconhecendo não apenas a importância do futsal como modalidade esportiva, mas também sua profunda integração à cultura brasileira, em conformidade com o Art. 217, inciso IV, da Constituição Nacional, que preconiza as “Manifestações Desportivas de Criação Nacional”.

O Futsal é o primeiro esporte fora do programa olímpico a ser beneficiado pelo CBC, iniciativa que poderá ser estendida para outros esportes. A partir desta decisão, criamos a expectativa de ampliar o suporte aos esportes de criação nacional já desenvolvidos nos Clubes – ressaltou Paulo Maciel, presidente do CBC.

Parceria com a Liga Nacional de Futsal (LNF)

O CBC e a Liga Nacional de Futsal (LNF) firmaram uma parceria para a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Futsal. Esta parceria estratégica entre duas é vista como um grande ganho para os Clubes que desenvolvem o esporte, bem como para os próprios atletas e fãs do futsal em todo o Brasil.
O CBC se compromete a impulsionar a prática e o desenvolvimento do futsal, por meio do seu Programa de Formação de Atletas. Esta iniciativa está alinhada com a missão do Comitê, de formar atletas através dos clubes e inspirar para o esporte.

Há anos que tínhamos a expectativa de ter a parceria com o CBC e entendemos que o esporte todo tem um ganho substancial em relação a isso pelos benefícios que o CBC vai contemplar. A parceria vai agregar muito, principalmente porque esse ano teremos o Talentos LNF, competição com atletas sub 20; ano que vem estrearemos a Liga de Acesso e assim contemplaremos muitos atletas. Esses benefícios nos ajudarão a desenvolver com qualidade o nosso esporte – destacou o Presidente da Liga Nacional de Futsal, Cladir Dariva.

Os clubes que fazem parte da LNF, agora terão mais facilidade para chegar até o local das partidas, já que através do apoio do CBC, todos os atletas e comissão técnica receberão passagens aéreas para participação dos campeonatos da modalidade.

A LNF se sente reconhecida e isso nos traz uma responsabilidade muito grande de ser pioneira nessa nova iniciativa do CBC. Foi um avanço para o esporte e por isso temos que fazer com profissionalismo, assim como o CBC faz. Quem ganha com isso é o esporte brasileiro e o Futsal. Nós projetamos o crescimento da LNF em um curto período e o CBC corrobora com isso, e juntos fortaleceremos as duas entidades – reforçou o Presidente da LNF.