
A superpotência continental Irã conquistou o 13º título recorde da Copa Asiática de Futsal da AFC, ao derrotar a anfitriã Tailândia por 4 a 1 em uma final divertida em Bangkok.
A equipe Melli foi impiedosa na última quinzena na Tailândia, obtendo seis vitórias consecutivas e perdendo por menos de 20 minutos em um torneio onde jogou com controle, velocidade e vantagem clínica na frente do gol.
🇺🇿 🇮🇷 🇹🇭 🇹🇯 🇦🇫
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
They have made their mark at #ACFutsal2024, now it's time to leave a legacy on the global stage!
Presenting Asia's representatives at the #FutsalWC! pic.twitter.com/h8WRHj5vYV
Diante de uma multidão lotada na Bangkok Arena, gols de Mahdi Karimi e do MVP do torneio Ahmadabbasi nos primeiros cinco minutos colocaram o Irã em uma posição dominante.
O capitão tailandês, Jirawat Sornwichian, reduziu cinco minutos após o recomeço, mas foi o mais próximo que os anfitriões chegaram, com o Irão a assumir imediatamente o controle mais uma vez.
Ali Asghar Hassanzadeh restaurou a vantagem de dois gols antes que o goleiro Bagher Mohammadi entrasse em ação, lançando um chute de longa distância para a rede vazia para fechar o resultado de 4-1 a cinco minutos do fim.
O regresso à cimeira asiática depois de uma ausência de seis anos deverá encher o Irã de uma crença real de que poderá traduzir essa forma no cenário global, à medida que pretende terminar melhor o terceiro lugar na Colômbia 2016.
🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
𝙏𝙝𝙚 𝙘𝙧𝙚𝙖𝙢 𝙖𝙡𝙬𝙖𝙮𝙨 𝙧𝙞𝙨𝙚𝙨 𝙩𝙤 𝙩𝙝𝙚 𝙩𝙤𝙥!
🇮🇷 IR Iran continue their continental 𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗔𝗡𝗖𝗘 once more!#ACFutsal2024 pic.twitter.com/QA6tNmLn0h
Juntando-se aos finalistas para garantir a qualificação para o Uzbequistão em 2024 estavam o Tadjiquistão e o Afeganistão, estreante na Copa da Ásia. Num sinal da crescente competitividade do desporto no continente, o Vietname – que disputou as duas últimas finais globais – e o Japão não conseguiram qualificar-se. A capitulação do Japão foi certamente atraente, com os atuais campeões da Copa da Ásia não conseguindo passar do grupo.
Noutros lugares, Mianmar venceu o seu primeiro jogo continental, o Kuwait não conseguiu chegar aos quartas-de-final pela primeira vez desde 2012 e a República do Quirguistão esteve a um jogo de garantir a primeira vaga no Campeonato do Mundo.
A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™ começa em 14 de setembro.
Resumo da Copa Asiática de Futsal
Campeões da Copa Asiática de Futsal da AFC de 2024: Irã
🏆 𝗧𝗛𝗘 𝗖𝗥𝗢𝗪𝗡𝗜𝗡𝗚 𝗠𝗢𝗠𝗘𝗡𝗧 🏆#ACFutsal2024 pic.twitter.com/ZO0xzHn9NK
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
Eliminatórias do Uzbequistão 2024: Irã, Tailândia, Tadjiquistão e Afeganistão

Jogador mais valioso: Saeid Ahmadabbasi (IR Irã)
✨𝓜𝓥𝓟✨
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
🇮🇷 IR Iran's Saeid Ahmad Abbasi is #ACFutsal2024 Most Valuable Player! 👏 pic.twitter.com/9tuXAPnbJO
Melhor goleiro: Bagher Mohammadi (IR Irã)
✨ 𝓑𝓔𝓢𝓣 𝓖𝓞𝓐𝓛𝓚𝓔𝓔𝓟𝓔𝓡 ✨
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
The athletic 🇮🇷 Bagher Mohammadi is crowned #ACFutsal2024 Best Goalkeeper! pic.twitter.com/TB3hlgPg5c
Artilheiro: Saeid Ahmadabbasi (IR Irã) – oito gols
✨𝗬𝗶𝗹𝗶 𝗧𝗼𝗽 𝗚𝗼𝗮𝗹𝘀𝗰𝗼𝗿𝗲𝗿✨
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
Eight goals, one unstoppable powerhouse – Saeid Ahmadabasi! ⚽️🇮🇷
#ACFutsal2024 | #YiliTopGoalscorer pic.twitter.com/gvQ2d4Pqdq
Uzbeques implacáveis reivindicam o terceiro lugar
Os anfitriões da Copa do Mundo alertaram que serão competitivos naquela que será sua terceira participação em finais globais ainda este ano. Depois de abrir caminho no grupo com três vitórias consecutivas, eles superaram o Vietnã nas quartas para chegar às semifinais pela quinta edição consecutiva.
Apenas os pênaltis negaram aos uzbeques uma vitória histórica sobre o Irã, antes de se recuperarem e vencerem através de pênaltis contra o Tajiquistão, garantindo o terceiro lugar.

Afeganistão completa classificação de conto de fadas
No início do torneio, poucos, ou nenhum, deram aos estreantes na Copa da Ásia a chance de passar do grupo e muito menos de chegar à Copa do Mundo de Futsal na primeira vez que pediram. Depois de um início atraente numa derrota por pouco para o Irão, eles continuaram a desafiar as probabilidades; um empate com o Kuwait e uma vitória contra o Bahrein levaram o país à fase eliminatória
Eles perderam para o Tadjiquistão na prorrogação nas quartas de final, antes de duas vitórias por 5 a 3, contra o Iraque e depois contra a República do Quirguistão, garantindo a primeira vaga do país na Copa do Mundo através dos playoffs.
